O excesso de álcool é considerado prejudicial para a saúde, uma vez que aumenta os níveis de pressão arterial e probabilidades de cancro. Por outro lado, uma pequena quantidade de álcool, particularmente o vinho tinto é considerada benéfica para o coração e está associada com um menor risco de morte prematura.

De acordo com um novo estudo publicado na revista Annals of Internal Medicine, um certo subconjunto da população “deve” beber um pouco de vinho ou  até mesmo diariamente.

A equipe internacional de pesquisadores que conduziram o estudo descobriu que alguns especialmente o vinho tinto-pode ajudar as pessoas com diabetes tipo 2 para melhorar sua saúde cardiovascular e aumentar o colesterol “bom”.

Este é o primeiro estudo clínico olhando para o efeito a longo prazo do consumo moderado de álcool em diabéticos.

Os pesquisadores, Professor Iris Shai da Universidade israelita Ben Gurion na cabeça Negev, realizada por dois anos randomizado controlado com 224 diabéticos com idade entre 45-75 anos, que inicialmente não bebem álcool.

Os participantes foram divididos em três grupos:

o primeiro continuou a apenas beber água com jantar todas as noites, durante dois anos, a segunda bebeu vinho tinto e a terceira branco (150 ml ou uma xícara ou menos). Todos os participantes seguiram a dieta mediterrânica saudável.

Diabéticos são mais vulneráveis ??à doença cardiovascular, e ter “bom” colesterol inferior (HDL) em comparação com a população em geral. O vinho, especialmente vermelho, de acordo com os resultados do estudo, melhora o metabolismo “perfis” de um diabético, enquanto aumenta colesterol “bom”, mesmo reduzindo a proporção de “bom” com o colesterol total, o que implica reduzida risco cardiovascular.

Os investigadores concluíram que “a introdução do consumo moderado de álcool, especialmente vinho tinto, em diabéticos, como parte de uma dieta saudável, é seguro e reduz modestamente em risco cardiometabólico.”

Além disso, verificou-se que apenas aqueles que lentamente metabolizam o álcool em seus corpos, cerca de uma em cada cinco pessoas a ter sucesso -com a ajuda de vinho vermelho ou branco melhorar o controle de seu açúcar no sangue.

Além disso, o sono melhorou em quem bebeu um pouco de vinho à noite, com a sua comida, sem afetar negativamente a sua pressão arterial ou a saúde de seu fígado.

Os pesquisadores, no entanto, não especificou se, de facto, menos ataques cardíacos e menos mortes ocorrem em pessoas em vez de água pura para beber um copo de vinho à noite, o que deve ser feito em ensaios clínicos maiores no futuro.

Por outro lado, os especialistas advertem, sobretudo os diabéticos, é melhor  beber vinho com as refeições, e não só, para evitar efeitos negativos sobre o nível de açúcar no sangue.

 

“Reparatel a Arte de Guardar Vinhos”