Os vinhos tintos, muitas vezes, apresentam variações de cores. Esta diferença é causada pelo tipo de uva, como também pela quantidade de tempo que o vinho fica amadurecendo, seja em barricas ou na própria garrafa.

Conhecendo a tonalidade da cor, você pode identificar  um vinho só de olhar para ele. A cor pode indicar desde a idade do vinho (vinificação), a variedade da uva (se é cabernet sauvignon ou merlot, por exemplo), a densidade de sabor entre outros fatores.

As variações de tom do vinho tinto podem ser identificadas por alguns fatores, como:

Intensidade de cor

Os vinhos com cores mais intensas tendem a ser mais ousado e tem taninos mais elevados. Quanto mais tempo um enólogo mantém as peles das uvas em contato com o suco, tornando o vinho mais escuro e mais intensa a cor do vinho torna-se. No entanto, juntamente com as peles (que adicionar cor intensa), existem também as sementes de uva (PIPS) e caules que irá adicionar quantidades crescentes de tanino para um vinho. Tanino em excesso pode fazer um vinho amargo e demasiado seca

Opacidade

A opacidade de um vinho pode dizer que tipo de uva foi usada para fazer o vinho e também pode dizer a idade de um vinho. Um vinho opaco também pode ser filtrado e vai olhar vago (ou seja, mais opaco). Este tipo de estilo é comum em vinhos italianos, onde o fabricante do vinho intencionalmente não filtra o vinho, a fim de manter as texturas ricas e sabor mais dinâmico no vinho.

– Cor

A cor principal do vinho é para o centro. O valor da cor de novo posso te dizer quantos anos o vinho é. Basicamente, os vinhos que levam muito tempo para mudar a cor também levam um longo tempo para desenvolver o gosto melhor, depois de anos armazenados em uma adega.

– Cores Secundárias

Estas são as outras dicas e matizes de cor em um copo. Nos vinhos brancos, você pode ter toques de verde ou palha. Nos vinhos tintos, pode haver indícios de laranja, marrom, magenta ou tijolo. As cores secundárias são tipicamente encontrados no aro do vinho em que vai para a borda do copo.

Variação Rim

Uma variação borda larga em um vinho pode indicar um vinho mais velho, onde como uma variação borda muito apertado pode mostrar um vinho muito jovem.

Com essas dicas, nasce mais uma oportunidade para conhecer este fabuloso mundo dos vinhos. Que tal uma taça após o jantar?