Digamos que você está convidado a fazer parte de um júri para julgar um vinho ou vinhos.
Ou você simplesmente quer, sozinho ou com amigos, avaliar a qualidade de um vinho ou mais vinhos.
Nos vamos lhe mostrar uma maneira simples de proceder.
Claro, você pode tentar fazer como “profissionais” para admirar o vinho, transformá-lo no vidro, sem escapar um pouco,  para julgar a cor, sentir fortemente o vinho com os olhos se voltaram para dentro e fazer muito barulho com a boca.
Mas de forma mais simples: não derramar sobre vós uma bebida; tomar um gole; engoli-lo ou cuspi-la, se você pretende provar diversos vinhos; então esqueça.
O primeiro gole do primeiro vinho não conta. Isso só serve para preparar a sua boca, diz o cientista em termo Aviner. Você poderia fazer a lição com os profissionais que ignoram este passo.
Bem, agora, vai ser bom. Tome um segundo gole e engolir (ou cuspir) simplesmente. Isto é onde começa a diversão! É a impressão de que o vinho deixa na boca: bom, não é bom, muito bom, alguns não (então toma outro). Esta impressão dura muito tempo ou não. Este é o ponto crucial. Um bom vinho é um vinho que deixa uma impressão muito boa tempo depois de ter engolido. Um bom vinho é um vinho que deixa uma boa e longa impressão; um vinho geralmente é um vinho que deixa uma impressão comum e não muito longo. Um mau vinho é um vinho que deixa uma má impressão que pode durar muito tempo. É muito fácil!
Claro, você pode ir um pouco mais se você sentir apto para  julgar a complexidade do vinho. Um vinho simples é um vinho  com gosto de algo, sabor. Um vinho complexo é uma degustação de vinhos de vários sabores. Pode-se amar vinhos simples do fruto, um fruto, um sentimento, mas sei que os profissionais como os vinhos que gostam mais  de sabores, histórias, camadas sabores.
Então, isso vinho é para  saborear um sabor ou mais  sabores  o outro. É simples ou complexo. Os vinhos complexos são raros e muitas vezes aparecem com a idade, a sua e a do vinho.
Aqui você  vai sentir o vinho. Cheira bem e forte, um ou mais sabores. Sabe que ele depende da temperatura,do ambiente aonde esta instalado, humor, atmosfera, quanto tempo ele está no vidro, o tamanho do vidro…
Então, o cheiro é pessoal e muito mutável. No entanto, ele pode ser muito agradável.
Pode-se ir ainda mais longe falando sobre textura. O líquido é fino, simples, leve, médio, ácido, brilhante, tónico, gordura, robusto, alcool, tânico, elegante, fino, rico, opulento, pastosa … E assim por diante. A textura é agradável ou não. Pode ser simples e complexo.
Bom vinho é um vinho cuja sabores e textura são divertidos, persistir por mais tempo e que se sente bem.
Um grande vinho é um vinho cuja sabores e textura são muito agradáveis, persistem muito tempo e se sente muito bem.
A pontuação
Finalmente, se você quer ou se você está convidado a colocar estrelas ou pontos se um vinho , não quebre a cabeça, é muito simples. bom vinho é de 1 estrela; bom vinho é 2; um vinho muito bom é de 3 estrelas e um vinho verdadeiramente excepcional é de 4 estrelas.
Em termos do ponto : um bom vinho é de 90 pontos; bom vinho é de 86, vinho correto é 80 e um vinho excepcional que é de 94 pontos.
É muito fácil! O vinho é divertido, divirta-se.

Armazene seus vinho sempre em sua Adega Climatizada, mantenha sua adega sempre em manutenção, a Reparatel é especialista em Conserto e Manutenção de Vinhos.