Principais Cepas No mundo do vinho

Existem diversos tipos de cepas (variedade da uva), como as Vitis vinifera que é uma espécie de vinha que dá origem ao conjunto de cepas mais populares do mundo.

Cada cepa tem uma característica e uma tipicidade, ao saber com que uva o vinho foi elaborado o consumidor  consegue saber o que está comprando, a França, é responsável por ser um dos primeiros países pioneiros na produção do vinho e na abertura do mercado, é a líder na produção dos melhores vinhos e na França que os outros países se espelham na 25 hora de produzir seus vinhos e competir no mercado.

As principais cepas produzidas no mundo são:

  • Uvas Tintas:

Cabernet-Sauvignon                                         

Cabernet-Sauvignon

Se você gosta de apreciar bons vinhos tintos, certamente já ouviu falar da uva Cabernet Sauvignon. Essa é, sem sombra de dúvidas, a cepa casta tinta mais utilizada para produzir vinhos em várias regiões do mundo. Sua origem é francesa, mais especificamente da região de Bordeaux, mas ela é hoje cultivada em países como a Argentina, o Chile, os Estados Unidos e também no Brasil, por sua facilidade de se adaptar a diferentes terrenos. A Cabernet é uma uva que produz vinhos encorpados, discretamente tânicos e com aromas herbáceos, que envelhecem muito bem em garrafa.


     Cabernet Franc

Cabernet Franc-Gamay

cabernet franc é uma variedade de uva tinta da família dos cabernets, do qual é proveniente.

Ocupa aproximadamente 157 000 hectares de plantação no mundo todo, dentre os quais 211,13 ficam na França. O cabernet franc é mais leve que o cabernet sauvignon, possui taninos honestos ou sinceros conferindo firmeza e um corpo violão ao vinho, cor profunda e aromas de frutas tropicais e especiarias.

É bastante utilizada para complementar outras uvas em cortes com cabernet sauvignon,tempranillosangiovese e ugni blanc. É uma das seis uvas permitidas nos cortes de Bordeaux, ao lado de cabernet sauvignonmerlot,malbeccarmenère e petit verdot. Também é relevante seu cultivo em regiões de clima tropical, como a Tanzânia e a Indonésia. Existem pequenas áreas de cultivo em países de menor importância enológica, como Paquistão e Turquia.

 


 

Merlot

merlot-tipos-cepas

O vinho merlot é uma cepa encorpado de origem Bordeaux intensamente frutado, complexo, uma harmônica estrutura com perfeito equilíbrio. Apresenta uma cor vermelho-púrpura, seus aromas são densos e frutados, tendo uma boa evolução, deixando assim seu aroma com muita complexidade. O paladar é rico, macio, perfeitamente equilibrado, sedoso e de grande classe.

 


 

Pinot Noir

Pinot Noir-tipos-cepasA grande maioria das uvas ideais para a produção de vinhos tem origem francesa. O    talvez seja a uva mais popular em vinhos franceses que são muito admirados ao redor do mundo. Originária da Borgonha, a Pinot Noir permite a elaboração de vinhos suaves, discretos, porém únicos e com tons sofisticados. Poucos países se arriscam a produzir vinhos com essa cepa além da França, por isso, é pouco comum encontrar vinhos com Pinot Noir que não sejam originários desse país.

 


 

Syrah (Shiraz)Syrah-uvas-tipos-cepas

Mais uma cepa tinta francesa, a Syrah é originária do Vale do Rhône, e também se adaptou muito bem a vários países fora da Europa,  Austrália, a Argentina e o Uruguai. A Syrah produz vinhos únicos de cor intensa, aroma rico em especiarias e defumados, com um sabor discretamente frutado.

 

 


 

Tempranillotempranillo-cepas-tipos

Tempranillo variedade é mais comum na região de Rioja . Em todo o país, a área de cultivo alcança 1.130 quilômetros quadrados.

A mais importante uva vermelho  de variedade de uva na Espanha . O nome é um diminutivo do espanhol palavra temprano = “cedo”.

As uvas são bastante pequeno e amadurecer um pouco mais cedo do que Garnacha . Os vinhos são muitas vezes misturado com o tempranillo apenas Garnacha (conhecido fora da Espanha principalmente como grenache), por exemplo. Na região do vinho Rioja . Vinhos de Riojy consistem geralmente em 60-90% do tempranillo, o resto cai no Garnacha e mazuelo ( Carignan ), caracterizado por uma cor vermelho escuro, um aroma que se associa com especiarias e boa capacidade de envelhecimento.

 


 

Malbecmalbec-tipos-uvas

Outra uva francesa, a Malbec, começou a fazer muito sucesso em produções vinícolas fora desse país. A Argentina é, atualmente, a maior produtora dessa uva, elaborando também os melhores vinhos derivados dessa cepa específica. A Malbec é uva uma que produz um vinho macio, bastante aromático, com leve sabor de especiarias e flores.

 

 


 

Carménère 

Carménère-tipos-uvas

Carménère é uma casta de uva, originalmente da região do Médoc (BordéusFrança), onde era usada para a produção de vinhos tintos intensos e ocasionalmente para mistura de modo semelhante à casta Petit Verdot. Os cachos dessa cepa possuem frutos que variam entre os tamanhos pequeno e médio e cores que tendem ao preto azulado. Na Europa, as videiras desta variedade foram dizimadas por uma praga e substituídas por outras castas mais resistentes. Atualmente, é exclusiva do Chile.

 

 


 

TANNAT

A uva Tannat é cultivada no sudoeste francês e se adaptou muito bem aos terrenos uruguaios, paíTannat-tipos-uvass que adotou a casta como sua principal produtora de vinhos na região. Essa cepa é usada para elaborar bebidas mais encorpadas e com bastante tanino, características que permitem que esses vinhos sejam melhores para se saborear após o envelhecimento, se tornando mais suaves. Os vinhos produzidos na França com essa cepa, ao contrário dos uruguaios, mantem a característica forte de sua origem mesmo após o envelhecimento.

 

 


 

Uvas Brancas:

CHARDONNAYCHARDONNAY-tipos-uvas-brancas

Essa uva francesa, originária da Borgonha, é responsável por produzir os mais famosos vinhos brancos e espumantes em todo o mundo. A cepa Chardonnay produz vinhos encorpados, porém macios e muito elegantes, especialmente quando produzidos em terras francesas. Apesar de sua produção ser encontrada em outras regiões do país e do mundo, poucas apresentam o mesmo valor e sabor das receitas originais da Borgonha.

 

 


 

SAUVIGNON BLANC SAUVIGNON BLANC-tipos-uvas-brancas

Outra cepa clássica para a produção de vinhos brancos é a Sauvignon Blanc, que faz sucesso em vários países ao redor do mundo, apesar de sua origem francesa. A Sauvignon produz um vinho suave, com boa acidez e sabor discretamente herbáceo, especialmente quando produzido na França. A Nova Zelândia tem se destacado na produção de vinhos com essa uva, ao deixá-lo com sabor mais frutado e encorpado.

 

 


 

GewürztraminerGewürztraminer-tipos-uvas-brancas

Gewürztraminer é uma casta de uva branca da família da Vitis vinifera, originária da região da Alsácia, França. Produz vinhos com toques picantes, o que explica em parte sua denominação, pois “Gewürz” significa “tempero” em alemão.

 

 

 


 

Muscat ou Moscatemoscate-tipos-uvas-brancas

Moscatel é o nome dado a um grupo de variedades de uva bastante adocicada, esta entre as variedades mais antiga da fruta, elogiada pelos romanos, gregos e persas.

Vários vinhos e espumantes são produzidos a partir das uvas Moscatel, tendo sempre a característica adocicada. Em geral, acompanham muito bem sobremesas e, quando gelados, são refrescantes e também como aperitivo.

A uva Moscatel é originária da Grécia ou Egito. Destacam-se os vinhos Moscatel da Itália, Espanha e de Portugal, na região de Setúbale Douro (Favaios) e os espumantes Moscatel produzidos no Brasil (sendo a Cave Antiga um dos mais premiados nas Américas)

 

 


 

Riesling Riesling-tipos-uvas-brancas

Riesling é uma casta de uva branca da família da Vitis vinifera, originária da região da AlsáciaFrançaAlemanha e Áustria. Produz vinhos de alta qualidade. Possui também a espécie Vitis Riesling Rosae, mais chamada de Uva Rosada, usada na produção de vinhos rosé.

Variedade de elevada acidez e personalidade marcante, a Riesling Renana, como é conhecida, apresenta melhor desempenho quando não tratada em barris de carvalho. Seus vinhos apresentam potencial de envelhecimento de longo prazo, fator que lhe garante uma vívida acidez e aroma frutado. Além disso, a variedade da uva Riesling apresenta grande adaptabilidade a climas quentes ou frios, sendo mais destacada que a Sauvignon neste quesito. Resulta em vinhos ricos e doces quando da ação de um fungo benéfico no processo de vinificação, denominado de Botrytis cinérea, responsável pela produção da chamada “podridão nobre“.

 

 


Sémillon -tipos-uvas-brancas

A sémillon é uma uva branca da família da Vitis vinifera, especialmente cultivada em França e Austrália. É a principal uva da região de Sauternes. A sémillon é ideal para produção dos vinhos Sauternes, por ser muito suscetível à podridão nobre

 

 

 

 

Esperamos que este guia lhe ajude na aquisição de novos vinhos para sua Adega, livre-se de preconceitos, mantenha a mente aberta e prove, prove muito

Reparatel conserto e manutenção de adegas climatizadas. Reparatel a arte de conservar vinhos!