Pode ser prejudicial para o seu vinho se você estiver enfrentando problemas de temperatura do refrigerador de vinho. Pode haver inúmeras razões pelas quais sua geladeira não está funcionando, e é importante cuidar disso o mais rápido possível.

A primeira coisa a entender é que existem dois tipos diferentes de refrigeradores de vinho. Um tipo usa um sistema termoelétrico para controlar a temperatura. O outro tipo usa um sistema de compressor. Saber qual sistema você possui ajudará a determinar o problema. Se você não souber qual é o seu tipo, entre em contato conosco e alguém o ajudará imediatamente.

Problemas do resfriador termoelétrico

1. Temperatura ambiente inadequada

Quando você tem problemas com o refrigerador de vinho termoelétrico, a temperatura ambiente pode ser o problema. Este tipo de resfriador não mantém uma temperatura fria de forma tão eficaz quanto os sistemas de compressor.  Se a sala estiver mais quente que o ideal, o refrigerador de vinhos não funcionará de forma eficaz.

A boa notícia com esse problema é que o cooler não está quebrado e o problema é fácil de corrigir. Aumente o volume do ar condicionado ou mova o refrigerador para uma sala com temperaturas mais baixas, e a geladeira funcionará corretamente novamente.

2. Ventilador com defeito

Um refrigerador de vinho termoelétrico usa um ventilador para mover o ar quente para fora. Se quebrar, ficar entupido com detritos ou se desconectar, a geladeira não funcionará corretamente.

Para corrigir o problema, inspecione o ventilador. Se não estiver conectado, conecte os conectores e veja se isso resolve o problema. Se houver acúmulo de sujeira, pegue um pano limpo e macio e limpe-o. Se nenhum desses for o problema, o ventilador pode precisar ser substituído profissionalmente.

Problemas do resfriador do compressor

1. Termostato com defeito

Se o seu refrigerador de vinho não estiver esfriando, pode ser por causa de um termostato com defeito. Isso fornece energia para os componentes que controlam e ajustam a temperatura da geladeira, portanto, se ela estiver quebrada, o interior ficará muito quente ou, em alguns casos, muito frio.

Infelizmente, um termostato não pode ser consertado. Ele terá que ser substituído por um novo para que sua geladeira funcione corretamente novamente.

2. O ventilador não está funcionando

O ventilador do condensador mantém as bobinas frias e, se não estiver funcionando, todo o sistema pode superaquecer.

Se o ventilador não estiver girando, veja se é devido a detritos. Nesse caso, você pode limpar toda a poeira que está impedindo o ventilador de girar. Se esse não for o problema, você precisará substituir o ventilador para que o refrigerador de vinho funcione novamente.

3. Evaporador com defeito

Se o seu refrigerador de vinho não estiver esfriando, pode ser devido a um evaporador quebrado. Isso pode ser resultado do acúmulo de gelo. Este elemento também possui um ventilador, que pode ficar sujo ou bloqueado.

Para corrigir o problema, limpe todos os detritos ao redor do ventilador ou do próprio componente. Se o ventilador estiver dobrado ou quebrado, você precisará substituí-lo. Se houver gelo no evaporador, é fácil remediar. Apenas deixe o gelo derreter antes de conectar o cooler.