Qualquer adega e armário de vinho precisa de manutenção e, como acontece com todos os produtos, os cuidados que você toma garantirão uma vida útil mais longa e limitarão quaisquer problemas desnecessários.

 1 Remova os detritos

Pelo menos uma vez por ano, todas as garrafas devem ser removidas do gabinete e a unidade interna examinada quanto a sujeira, esferas de isopor, palha, etc. Eles geralmente aderem às garrafas e depois caem no gabinete e podem obstruir quaisquer orifícios de drenagem que possam estar dentro do gabinete. Portanto, limpe e escove todas as partículas.

2 Limpe o interior do seu armário de vinho

Usando uma solução de água morna e vinagre branco (ou bicarbonato de sódio) e um pano macio, lave as paredes e prateleiras e deixe-as secar antes de colocar o vinho de volta no armário. Se o seu gabinete tiver orifícios de drenagem internos por onde passa a água condensada do evaporador, esse orifício deve ser mantido desobstruído e limpo. Adicione algumas gotas de desinfetante a um pouco de água e lave o orifício e limpe com um limpador de cachimbo – nunca use um instrumento afiado ou pontiagudo.

3 Aspire o exterior

Também é importante que os componentes externos do seu gabinete também sejam cuidados – portanto, a limpeza das paredes, a remoção de poeira de quaisquer componentes externos (bobinas do condensador, compressores e compartimento do compressor) – também devem ser feitas neste momento. Essas externas podem ser feitas de forma mais eficiente com um aspirador de pó. Certifique-se de que o cabo elétrico não esteja danificado ou comprometido e esteja conectado com segurança. Com placas de energia cada vez mais sensíveis nos gabinetes, é aconselhável ter um protetor contra surtos no lugar para evitar que as placas sejam danificadas por surtos de energia.

4 Manter a porta da adega e selar

A tira de vedação ao redor da porta deve ser limpa regularmente para evitar descoloração e prolongar a vida útil. Use água limpa e limpe também todas as reentrâncias dentro da vedação. Após a limpeza, certifique-se de que continua a fornecer uma vedação estanque.

5 Seu vinho ama seu armário de vinhos, mas o mofo também

Esta também é uma boa ocasião para procurar qualquer mofo que possa estar crescendo dentro. O mofo é um esporo transportado pelo ar, então pode entrar facilmente no gabinete. Adora quente, úmido e escuro, então um armário de vinho fornece o ambiente perfeito para a propagação de esporos. Se você encontrar vestígios de mofo, você precisa fazer uma solução de vinagre e água (50/50) e lavar as paredes e prateleiras e limpar cuidadosamente as garrafas também para matar os esporos. Deixe-os secar e repita o processo com o processo de bicarbonato de sódio, conforme discutido acima.

6 Reorganize sua adega para beber e envelhecer

Nesse momento, você pode reavaliar quais vinhos devem ser movidos para a frente à medida que se aproximam da idade de consumo e quais garrafas devem ser armazenadas por períodos mais longos – portanto, a limpeza também auxilia na manutenção de registros de quais vinhos você tem, onde (no armário) eles estão localizados, bem como quantidades.