Você tem idéia por exemplo, quais vinhos preservar, em baixo, em cima e se existe determinada ordem exata? Obviamente há aqueles colecionadores de vinhos que possuem diversas garrafas. Existem adegas que suportam poucas quantidades e aquelas que estocam milhares de vinhos.

Só que o armazenamento não tem apenas a ver com guardar diversas garrafas, mas principalmente porque além de armazenar sua coleção, simplifica o encontro de cada ano, safra e marca.

Os vinhos de guarda normalmente são deixados nas prateleiras de cima, onde a temperatura não é tão baixa e tem menor mudança não causando prejuízo no desenvolvimento dos aromas primários.

POR QUE ARMAZENAR OS VINHOS DEITADOS?POR QUE ARMAZENAR OS VINHOS DEITADOS?

Outro questão essencial: todas as garrafas precisam permanecer deitadas, para que dessa forma a rolha esteja em contato com a bebida, não permitido entrada de ar ou se tornando ressecada.

UM VINHO ABERTO PODE VOLTAR A ADEGA CLIMATIZADA ?

Um vinho pode perder suas característica principais e sabor inigualável por causa da entrada de ar na garrafa. Pode-se considerar que a vida útil de um vinho se baseia entre 2-3 dias após de aberto, mas para isso, certas técnicas de conservação precisam ser respeitadas.

O método do vácuo é o melhor, para pessoas que acham que não conseguirá beber uma garrafa sozinho ou com amigos. Segundo os fabricantes, os vinhos podem se manter frescos até uma semana. Embora, ainda assim, os aromas tenham a possibilidade de ser afetados.

ETIQUETAS EM CADA RÓTULO E AGRUPAMENTOS

Quem possui adega, costuma ter vinhos de várias regiões de mundo, e cada um se diferencia bastante do outro. Uma maneira muito eficiente de organizar a adega e ainda arrumar as garrafas, é baseada em agrupamentos por país e tipo de vinho, que podem ser separados por espumantes, tintos, doces, brancos e roses.

Para as garrafas preferidas e mais acessadas na adega, é bom deixar um espaço de fácil acesso, para que seja fácil, pegá-las.

Outro método também que pode ser usado é usando etiquetas com informações sobre cada bebida. Dessa forma, não é preciso olhar rótulo por rótulo. Nessas etiquetas devem estar destacados: Nome do vinho, região, safra, nome do produtor e a data de estocagem.

Outra ideia criativa tem a ver com a inserção de imãs de geladeira com as bandeiras de cada localidade/país. Estas podem ser feitas à mão ou impressas.

GARRAFAS QUE SAEM COM MAIOR FREQUÊNCIA

AJUDA DE APLICATIVOS

Em nossa atualidade existem diversas formas simples para ter eficiência na arrumação de uma adega. Aplicativos e sites têm sido muito úteis nesse propósito.

O site Cellar Tracker, por exemplo, permite que se catalogue todas as garrafas que existirem na adega. Também possibilita o registro de todas as avaliações, de acordo com suas degustações. Com certeza, é uma forma bem divertida de manter essas atualizações sobre as garras e rótulos.

Um diferencial desses sistemas é que você pode ver as avaliações de outros usuários, ficando por dentro de outros detalhes e sobre safras que talvez você ainda não tenha saboreado.

Depois dessas informações, você ainda tem alguma dificuldade para organizar sua adega? Se já é um colecionador experiente, como você costuma organizá-la e dentro dessas dicas, qual foi a mais interessante para você? Existe alguma plataforma de cadastro de vinhos online que você já utiliza? Conte para nós, estamos ávidos em saber!