Para todo aquele que é apaixonado por vinhos e que faz questão de ter grandes exemplares, a adega climatizada é um ponto importante para manter a longevidade dos mesmos.

Como evitar problemas com a sua Adega Refrigerada ?

adega climatizada chega até sua casa e lá está você todo contente, porque agora suas garrafas de vinho poderão ser armazenadas de maneira apropriada.

Existem alguns pontos em questão que você precisa prestar bastante atenção quanto aos assuntos, como:

  • Temperatura de estocagem;
  • Umidade;
  • Odores;
  • Vibração;
  • Iluminação;
  • Manuseio;
  • Estocagem;
  • Administração da adega.

Para guardar vinhos por longos períodos, é recomendado que se mantenha uma temperatura próxima entre 13ºC e 17ºC graus, para guarda. A temperatura de serviço (fator importante na degustação de vinhos) muda de acordo com o tipo de vinho. Frequentes alternâncias de temperatura irão refletir na qualidade do vinho.

Umidade em Adegas de Vinho

O ideal é que a umidade esteja entre 60% a 75%. Muita umidade traz danos aos rótulos, e, além disso, também é capaz de favorecer o desenvolvimento de micro-organismos e outros fungos, portanto, é recomendado que se evite armazenar vinhos em locais demasiadamente úmidos, isso inclui também a questão de colocar a adega climatizada em ambientes que possuam essa mesma condição. O contrário também é verdadeiro, isto é, ter umidade muito baixa, ( abaixo de 45% e por muito tempo, pode ressecar a rolha e permitir a entrada de oxigênio na garrafa o que pode provocar a oxidação do seu vinho).

Iluminação de Adegas

A iluminação do ambiente também é ponto que merece cuidado, já que os raios ultravioletas podem alterar a qualidade da garrafa, prefira adegas climatizadas que possuem vidro com proteção contra os raios ultravioleta e acondicione a adega em locais fora do alcance direto de luminosidade intensa.

Odores

Evite deixar a adega climatizada próxima ao fogão ou em ambiente onde há odores fortes ou outras fontes de calor.

Vibrações

As garrafas de vinhos precisam de todo um cuidado, e vibrações também podem fazer mal ao conteúdo interno. Por isso, evite muitas vibrações na adega e deixe-a em local seguro. Da mesma forma a estocagem e a administração da adega deve ser mantida com cuidado.

Prefira as adegas com gavetas corrediças, isso permite que você movimente menos as garrafas toda vez que vai escolher um vinho.

Cuidados indispensáveis

Antes que sua adega climatizada seja instalada, é preciso seguir algumas orientações.

  • É preciso que exista uma distância de 6 cm para as laterais, 6 cm para o topo e 6 cm para a parte do fundo da mesma.

  • A circulação de ar é um requisito importante.

  • Escolha um local que não haja máquinas ou equipamentos que possam gerar calor, isso permite que a adega climatizada não sofra tanto impacto e seja obrigada a trabalhar mais intensivamente, exigindo mais de seus demais componentes para manter a temperatura dos vinhos, reduzindo a vida útil.

  • Mantenha a porta da adega sempre fechada. É interessante evitar a troca de calor com o meio externo, além de aumentar a incidência de entrada de umidade, principalmente em períodos muito chuvosos quando a umidade relativa do ar esta muito alta ou em regiões litorâneos, proximidades de grandes lagos e rios, onde a ocorrência desta umidade alta também é bastante comum. Na hora de pegar um vinho, não se demore tanto e certifique-se de ter vedado bem a porta ao fechá-la.

Cuidados com o armazenamento do vinho

  • Cada tipo de vinho exige uma temperatura ideal, por isso esteja atento a essa dica. Exemplo:
  1. Vinho tinto jovem entre 11° a 14°C.
  2. Vinho branco e rosé entre 7° a 10°C.
  3. Vinho tinto encorpado entre 15° a 19°C.
  4. Espumante e champanhe entre 6°C a 8°C.

  5. Mantenha os vinhos longe da luz.
  6. As garrafas devem ser sempre mantidas e armazenadas horizontalmente. Assim as rolhas não ressecam e o sabor do vinho não é alterado.
  7. Evite movimentar demais as garrafas.

Principais cuidados para Adegas Climatizadas, saiba mais com especialistas em reparo para sua Adega Climatizada.