No inverno, é possível conhecer regiões especializadas em receber no frio, como Campos do Jordão, em São Paulo. A cidade é conhecida por receber casais para fins de semana românticos com vinhos e fondues.

Tudo pensando para temperaturas mais baixas, abaixo listamos os melhores lugares para conhecer em São Paulo e no Brasil nessas estações.

Gramado/ RS : Os cafés da Rua Coberta, um dos pontos mais charmosos de Gramado, são uma boa opção para quem quer se esquentar nos dias frios. Os cafés coloniais, fondues ou restaurantes italianos, símbolos da gastronomia local.

Canela/RS: A Serra Gaúcha surpreende os turistas com seus vales e montanhas, arquitetura e gastronomia herdadas de imigrantes. A cidade apresenta várias atrações, inclusive para quem gosta de aventura.

São Bento do Sul/ SC: Tem uma arquitetura europeia. O Trem da Serra do Mar, o Vale Perdido, belezas naturais e um roteiro histórico que conta o passado colonial da cidade fazem parte das atrações.

São Gabriel/RS: Tem um conjunto arquitetônico com belos edifícios coloniais bem preservados. São Gabriel, que se encontra perto da fronteira com o Uruguai, atingiu temperaturas de até 4 graus negativos no inverno passado, com fortes geadas que embranqueceram as paisagens.

Urubici/ SC: No triângulo entre São Joaquim, Urupema e Urubici, temperaturas abaixo de zero e neve ocasional. Disputa o título de cidade mais fria do Brasil. Urubici destaca-se por um centrinho agradável, boas opções gastronômicas, pousadas de qualidade e uma natureza de recortes deslumbrantes: a Pedra Furada, a Serra do Rio do Rastro e o Morro da Igreja são atrações da região.

Urupema/ SC: Situada a uma altura de 1.450 metros, também disputa o título de cidade mais fria do Brasil chegando aos 8 graus negativos durante o inverno. Nos meses de mais frio, a maior atração turística fica por conta da neve, dos lagos congelados e das árvores cobertas de gelo.

São Joaquim/ SC : A 1.360 metros acima do nível do mar, é considerada a cidade mais fria do Brasil, em meio a belas paisagens de serra e suas numerosas araucarias, com temperaturas que chegam a 10 graus negativos durante o inverno. Em abril, época da colheita de maçãs, a cidade realiza uma festa de dez dias com shows e vendas de delícias como bolos, compotas e geleias.

Campos do Jordão/ SP: Chegando até a atingir temperaturas negativas, turistas tomam Campos do Jordão, que vira uma espécie de “Suíça brasileira” com luvas, cachecóis, chocolate quente e fondue. Festival de inverno é uma das grandes atrações e a oportunidades de concertos emocionantes.

Itaipava/ RJ: O distrito de Itaipava, na Região Serrana do Rio de Janeiro e a 60 km da capital fluminense, é um dos mais exuberantes da região, tanto pelas belezas naturais de seus sítios e chácaras quanto pela oferta de atrativos culturais e gastronômicos. A cidade ainda conta com a Feirinha de Itaipava, o Castelo de Itaipava, e diversas cachoeiras.

Petrópolis/ R J: É a favorita dos cariocas durante o inverno! / Localizada na Serra Fluminense, a cidade une o charme de construções imperiais, bons hotéis, restaurantes e temperaturas agradáveis da montanha a poucos quilômetros do Rio de Janeiro.

Penedo/RJ: Uma pequena vila aos pés da Serra da Mantiqueira, a cidade foi colonizada por finlandeses no século XX. Os traços nórdicos podem ser notados na cultura, na gastronomia e em um dos seus pontos turísticos mais visitados: a Casa do Papai Noel, dentro do parque Pequena Finlândia. É a cidade das saunas no estilo Finlandez.

Monte Verde/ MG : Situada na parte mineira da Serra da Mantiqueira, a 166 km de São Paulo e 483 km de Belo Horizonte, a cidade mineira de Monte Verde tem hotéis e chalés aconchegantes para curtir o frio com opções de gastronomia que vão da tradicional fondue à deliciosa cozinha mineira, acompanhados de bons queijos e vinhos.

Caldas Novas/ GO: é considerada a maior estância hidromineral do mundo. O destino recebe mais de 1,5 milhão de pessoas por ano, muitos deles interessados nas fontes de águas termais, que podem chegar a quase 60ºC. Os turistas têm várias opções de lazer, entre eles os diversos parques aquáticos com piscinas naturais toboáguas, bares e restaurantes.

Garanhuns/ PE: No planalto da Borborema, a mais de 200km de Recife, fica Garanhuns, que com clima ameno, ruas floridas, mosteiros e um animado Festival de Inverno, convidando os turistas da região a curtirem as temperaturas mais baixas.

 

#inverno, #vinho, #dicasapreciaçãovinho