O vinho é uma bebida inconstante que pode estragar facilmente, portanto, é importante armazená-la de maneira adequada. Entender como o vinho deve ser armazenado também é importante quando você está tomando a decisão de comprar em uma nova loja. Se você está em uma loja que parece excessivamente quente, ou que tem garrafas que parecem ter ficado na vertical por muito tempo, entender como um vinho deve ser armazenado o ajudará a tomar a decisão de fazer ou não uma compra naquele Loja de vinhos.

Os dois principais fatores que podem afetar um vinho e estragá-lo são a temperatura e a posição de armazenamento.

Regra de armazenamento de vinho nº 1: guarde-o em um local fresco e seco a uma temperatura adequada, conforme manual do fabricante.

Como o vinho é simplesmente suco de uva fermentado, o suco pode estragar facilmente se não for armazenado na temperatura adequada. Quando a temperatura atinge temperaturas acima do apropriado, seu vinho pode começar a “cozinhar” e se o vinho ficar lá por muito tempo. Uma maneira fácil de saber se um vinho foi “fervido” pela exposição ao calor é cheirá-lo. Se o vinho cheirar a frutas cozidas e passas, provavelmente ele virou devido ao calor.

Aprenda a armazenar vinho |  dicas e truques

Distribuição dos vinhos na sua Adega.

Como exemplo, pense em uma garrafa plástica de suco de maçã. Se você deixar o suco de maçã na sua garagem quente por mais de alguns dias, a garrafa começará a se expandir e, à medida que o suco for cozinhando, começará a adquirir qualidades rançosas. Mesmo que o vinho seja armazenado em uma garrafa de vidro, o que significa que você não verá a garrafa se expandindo com o calor, o mesmo que está acontecendo com o suco de maçã está acontecendo com o vinho. É por isso que a temperatura é tão importante.

Evite manter as garrafas perto de fontes de calor, como um radiador, e nunca as armazene em locais que não tenham acesso a uma fonte de refrigeração, como uma garagem ou porão sem ventilação. Se você quiser ficar do lado seguro, basta colocar suas garrafas na geladeira.

Regra de armazenamento de vinho nº 2: você deve sempre armazenar o vinho de lado, em vez de na vertical.

Você pode pensar que, por ter visto vinho vendido na vertical nas lojas, esta é a maneira correta de armazená-lo, mas, infelizmente, não é. Isso porque, embora a rolha faça muito para proteger um vinho do seu oxigênio inimigo , se o vinho estiver na vertical, o líquido não pode ficar em contato constante com a rolha, o que permite que o selo da garrafa se solte e mais oxigênio para infiltrar e estragar o vinho. Manter o vinho em contacto constante com a rolha mantém a vedação e protege o vinho. Em casa, você pode garantir isso por meio de um suporte para vinhos de mesa ou até mesmo de uma adega personalizada .

É por isso que, se você entrar em uma loja que não é apenas quente, mas também parece ter as garrafas que estão vendendo na vertical por um longo período de tempo, você pode estar entrando em uma combinação terrível. Em vez de pagar por uma boa garrafa de vinho, você pode comprar vinagre. Se você notar isso, simplesmente saia da loja lentamente e encontre um local diferente para comprar.

2020 – REPARATEL – CONSERTO E MANUTENÇÃO DE ADEGAS CLIMATIZADAS REFRIGERADAS RESIDENCIAIS E COMERCIAIS. Todos os Direitos Reservados