Vinho ajuda no combate ao coronavírus?

Estudo realizado pela Federação Espanhola de Enologia descobriu que o vinho, principalmente em sua versão tinta, pode ser uma grande aliada no combate ao coronavírus.

A pesquisa descobriu que os flavonoides presentes no vinho, são muito eficientes para combater vírus de natureza gripal.

Se você é enófilo (palavra chique para falar sobre quem gosta de vinho), veja só o que este estudo descobriu. Basicamente, por meio da ação dos flavonoides em vírus gripais foi possível destacar que:

  • Estes componentes de origem vegetal e propriedades antioxidantes limitam os sintomas ligados ao coronavírus;
  • Além disto, a bebida também ajuda a manter limpa a cavidade bucal e a faringe, locais onde vírus e eventuais infecções se alojam;
  • Portanto, pessoas saudáveis e sem histórico anterior de COVID-19, ao consumir de forma moderada seu vinho predileto, pode ajudar a afastar a doença.

Este estudo vai ao encontro de uma pesquisa realizada em 2017, por cientistas da Universidade de Washington. Agora pode aproveitar aquela taça de vinho sem peso na consciência.

Algo que chama a atenção nesta pesquisa é o fato de que, a sobrevivência do coronavírus no vinho acaba sendo impossível. Isto porque:

  • O vírus é impedido de proliferar na bebida graças a uma mistura de elementos. Entre eles está o álcool e os polifenóis;
  • Além disto, o ambiente proporcionado na bebida é hipotônico. Isto significa que se trata de um líquido com pouca concentração de solventes;
  • Esta combinação garante uma verdadeira fortaleza líquida, que não deixa o vírus do COVID-19 se proliferar.

Estes resultados trazem outra vantagem de brinde. É que a chance de contaminação de coronavírus em garrafas e outros recipientes de vinho que contenham estas propriedades é de praticamente 0%.

Para chegar a estas conclusões, a Federação Espanhola de Enologia reuniu-se com especialistas da comunidade médica, pesquisadores e enólogos. Assim, os resultados foram obtidos por meio da realização de diversos testes, que comprovaram a eficiência do vinho no combate ao COVID-19. Porém, mesmo com esta boa notícia é importante ter em mente algumas coisas:

  • O consumo da bebida deve ser moderado e responsável;
  • Todas as medidas de higiene e o isolamento social devem continuar sendo seguidos;
  • Embora os principais resultados tenham sido obtidos no vinho tinto, o vinho branco e o rose também possuem as mesmas propriedades;
  • Ao beber de forma moderada, o vinho também oferece outros benefícios à saúde. Entre eles está a diminuição da pressão e de colesterol, além de prevenção ao câncer.