Por algum plano divino incompreensível e cruel, muitas das coisas que nos fazem felizes na vida também nos fazem gordura. Alguns anos atrás, ninguém tinha levantado muitas calorias dos alimentos que comiam. Hoje, temos a informação necessária para conhecer a energia que vamos trazer cada um dos nutrientes em nossa dieta. E ter essa informação disponível, é razoável para tentar ser cuidadoso.

Vinho, como comida ou seja, que contém nutrientes . E embora pensar assim, também um consumo de calorias para manter em mente ao avaliar o nosso consumo diário de calorias. Portanto, isso é importante saber as calorias em uma  taça de vinho , então sabemos como isso afeta nosso equilíbrio consumo calórico.

 

De acordo com o Guia Alimentar e Saúde UNED , a ingestão calórica diária recomendada é:

2.200 kcal para as mulheres entre 25 e 50 anos . Tomando como referência significa um modelo de 163 centímetros de altura e 63 kg mulher.
2.900 kcal para os homens entre 25 e 50 anos . Tomando como referência significa um modelo de 176 centímetros de altura e 79 kg de peso do homem.

Sabendo agora o que é a quantidade de calorias que não deve exceder a ingestão de nossas vidas diárias, é apenas saber quantas calorias nos dá um copo de vinho para levar isso em conta ao planejar nossa dieta.

Como é calculada

A ingestão energética, isto é de calorias, o vinho é definido pelo teor de álcool . Portanto, o número de calorias fornecidas vai variar dependendo no tipo de vinho , a variedade de uvas que é desenhada para cima , o tempo de maturação, etc.

Para entender como o conteúdo calórico do vinho é calculado vamos usar um exemplo:

Vivanco Crianza

Imagine um vinho vermelho Vivanco Crianza com um volume de álcool de 13,5%. Se uma garrafa de vinho 75 cl (750 ml), geralmente, dão cerca de 7-8 copos de vinho ou assim, temos o teor médio de uma bebida é de 750 ml / 7,5 = 100 ml.

Desses 100 ml de vinho, 13,5% são álcool, mais particularmente o etanol. 13,5% de 100 ml 13,5 ml.densidade de etanol é de 0,8 gramas por mililitro.

Isto significa que um volume de um álcool mililitro pesam 0,8 gramas. Como vai pesar 13,5 ml 13,5 ml x 0,8 gr / ml = 10,8 gramas.

Para recapitular: uma taça de vinho com um teor alcoólico de 13,5% e volume de 100 ml contém 10,8 gramas de álcool. Sabendo que cada grama de álcool proporciona uma energia de 7 kcal 10,8 g x 7 kcal / g = 75,6 kcal.

Nossa taça de vinho nos daria um consumo de energia de 75,6 kcal, neste caso particular. Este montante seria ser de aproximadamente 3,44% do consumo diário de energia na dieta de uma mulher e de 2,6% aprox. em um homem.

vinho branco brinde

Da mesma forma, aplicando o mesmo cálculo, podemos concluir que uma taça de vinho branco Viura-Malvasia Vivanco-Tempranillo, com um volume de álcool de 12,5% fornecem 70 kcal, ou um copo de vinho rosado Tempranillo-Garnacha Vivanco um volume alcoólico 13,5% irá fornecer 75,6 kcal nossa dieta.

Contribuições calóricas do nosso dia a dia

Para ver mais claramente como podemos equacionar estes ingestão calórica em comparação com outras bebidas alcoólicas e alimentos:

  • Uma maçã -> 52 kcal
  • vidro Vivanco de vinho branco Viura-Malvasia-Tempranillo (100 ml) -> 70 kcal
  • Taça Vivanco Crianza vinho tinto (100 ml) -> 75,6 kcal
  • Taça de vinho rosa Tempranillo-Garnacha Vivanco (100 ml) -> 75,6 kcal
  • iogurte natural (100 g) -> 82 kcal
  • Um ovo cozido -> 147 kcal
  • Uma cerveja (330 ml) -> 150 kcal
  • Um rum combinadas (25 ml) com cola (250 ml) -> 176 kcal
  • pão de trigo branco (100 gr) -> 255 kcal
  • arroz branco (100 gr) -> 354 kcal
  • queijo Manchego (100 gr) -> 376 kcal
  • O chocolate de leite (100 gr) -> 550 kcal

Fita métrica

Isto querdizer que vinho  engorda  Bem , sim e não. Tudo o que comer, exceto água, carrega um consumo de energia. Se a o final do dia não compensar para as calorias ingeridas com que passaram, o excesso de nutrientes se acumulam no nosso organismo na forma de gordura. No entanto, no caso do vinho, ao contrário de outras bebidas alcoólicas, não estamos falando de calorias “vazias” com nenhuma ingestão nutricional ou de calorias. Vinho contém, além do álcool, muitos outros nutrientes , tais como sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro ou vitamina B6.

Em adição, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, o vinho contém resveratrol, um poderoso antioxidante natural que vem das uvas e ajuda a sintetizar o colesterol HDL ( alta lipoproteína de densidade ) o que conhecemos como “bom” colesterol e reduzir os níveis LDL ( lipoproteínas de baixa densidade ) ou “mau” colesterol. Diante disso, podemos dizer que o consumo moderado de vinho ajuda a reduzir os níveis de gordura no nosso corpo.

uvas do vintage

Em qualquer caso, como com todo o nosso poder, prazeres gastronômicos com moderação é a chave.Portanto, a chave é estar bem informado para saber a quantidade exata de calorias que você está consumindo. E para tornar esta tarefa mais fácil,  nós fornecemos-lhe uma lista com a ingestão calórica de  alguns dos vinhos:

calorias de vinho de mesa Vivanco

 

Reparatel manutenção e conserto de adega climatizada em São Paulo.