Você sabe a importância do reparo e manutenção de compressores de refrigeração,
No caso de um compressor apresentar um problema, as razões por trás disso são principalmente a falta de cuidado e atenção.

Os principais problemas que podem acontecer na sua Adega de Compressor se dividem em dois campos: elétricos e mecânicos. 

Neste artigo, destacaremos as causas mecânicas e forneceremos um guia direto para a solução de problemas. As causas mecânicas de uma avaria são mais do que prováveis ??como se segue: vazamento de líquido; diluição líquida; lavagem líquida; alta temperatura de descarga; falta de óleo; e contaminação.

O derramamento de líquido é o resultado da tentativa de comprimir o líquido nos cilindros. O líquido pode ser refrigerante ou óleo ou uma combinação de ambos. Os sintomas podem ser palhetas, hastes ou virabrequins quebrados; parafusos de descarga soltos ou quebrados ou juntas queimadas. As pressões geradas podem ser suficientes para perfurar o pistão ou a placa da válvula.

Manter o superaquecimento adequado do compressor, evitar o retorno descontrolado de líquido com acumuladores e verificar o ciclo de bombeamento pode ser o caminho a seguir aqui.

O meio mais positivo e confiável de manter o refrigerante fora do cárter do compressor é o uso de um ciclo de bombeamento. Ao fechar uma válvula solenóide da linha de líquido, o refrigerante pode ser bombeado para o condensador e receptor, e a operação do compressor controlada por baixa pressão. O refrigerante pode então ser isolado durante os períodos em que o compressor não está em operação e a migração do refrigerante para o cárter do compressor é evitada.

A diluição do líquido é o resultado do retorno do refrigerante líquido ao compressor durante o ciclo de funcionamento. O óleo se dilui causando perda de lubrificação nas hastes e nos rolamentos principais.

Os sintomas podem incluir:

 rolamentos gastos;

hastes marcadas e / ou quebradas;

virabrequim ranhurado; 

bomba de óleo gasta; e arrasto do rotor /

 estator em curto. 
A possível causa e correção pode ser prevenir o retorno descontrolado do líquido com o acumulador, manter o superaquecimento adequado do compressor, verificar o ciclo de degelo e verificar o TEV superdimensionado.


A lavagem do líquido é o resultado da remoção do óleo do refrigerante das superfícies do mancal e da migração fora do ciclo do refrigerante saturado para o cárter. Os sintomas podem ser:

• hastes e rolamentos desgastados

 • pistões e cilindros desgastados na extremidade inferior

• virabrequim e bomba de óleo desgastados

• e rolamento de cobertura e virabrequim desgastados .

Localizar o compressor em condições ambientais quentes ou instalar um ciclo de bombeamento pode resolver o problema. Também vale a pena verificar o funcionamento do aquecedor do cárter.

A alta temperatura de descarga é o resultado de temperaturas no cabeçote do compressor e nos cilindros tornando-se tão altas que o óleo perde sua capacidade de lubrificar. Os sintomas podem incluir:

• placa da válvula descolorida

• palhetas da válvula superaquecidas ou queimadas

• pistões, anéis e cilindros desgastados

• haste, rolamentos e virabrequim estriados.

Verifique o superaquecimento da sucção, procure problemas de carga baixa e do evaporador, verifique se há condensador sujo e ventilador do condensador inoperante e também execute a regra sobre a temperatura ambiente. As juntas da cabeça ou da placa da válvula podem ser um problema, assim como uma válvula de escape ou válvula de alívio com vazamento. Pode haver mecanismos de partida e descarga defeituosos. Observe também o ar no sistema.

A falta de óleo é o resultado de óleo insuficiente no cárter para lubrificar adequadamente o mecanismo de rolamento. Os sintomas podem incluir:

• rolamentos ranhurados

• hastes quebradas

• virabrequim ranhurado

• e baixo nível de óleo no cárter.

Para resolver isso vale a pena verificar o funcionamento do pressostato de óleo, dar uma olhada na unidade em condições de baixa carga, verificando se há degelo inadequado e eliminando qualquer ciclo curto. A falta de pressão do óleo pode ser devida à sujeira no sistema ou ao óleo, uma peneira ou filtro de óleo bloqueado e bombas de óleo defeituosas. Também pode valer a pena dar uma olhada rápida no separador de óleo, se houver um instalado.

Os contaminantes incluem umidade, ar, não condensáveis, junto com chips de cobre, aço ou alumínio, óxido de cobre, cloreto de ferro e muitos outros tipos de sujeira que podem entrar no sistema acidentalmente durante a instalação ou manutenção. Isso pode levar a: cobreização; superaquecimento; vazamento da válvula; falha elétrica; e ácido. As maneiras de lidar com isso podem ser evacuar o ar, desidratar a umidade e usar filtros e ralos para remover lascas e sujeira. Para lidar com o ácido substitua o óleo e / ou o filtro secador.

E, finalmente, neste breve guia para lidar com a falha do compressor, se um compressor apresentar problemas e a causa não tiver sido encontrada e tratada, lembre-se de que um compressor substituto também falhará.

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