– “O que você acha deste vinho?”

– “Agradável, mas muito particular, no paladar você pode perceber gosto de sabão e lava-louças!”

Total constrangimento. Talvez fosse também uma garrafa muito cara, a melhor que a sua Adega Climatizada poderia oferecer.

Situações desse tipo podem acontecer: só se pensa no vinho a ser servido e não onde o vinho é servido. Mas uma experiência de degustação ideal também inclui uma taça adequada e não apenas em termos de forma … Seu precioso recipiente deve ser brilhante, transparente e inodoro. Como conseguir isso? Com uma limpeza adequada do vidro.

Portanto, aqui Reparatel decidimos coletar algumas dicas práticas para evitar comprometer a degustação e evitar números ruins com os convidados.

Como lavar taça de vinho: o que fazer e o que não fazer

Quando você se vê lavando e lavando taças de vinho, não deve subestimar nada. Desde a temperatura da água até os métodos e técnicas de secagem: há uma série de regras que devem ser respeitadas.

Neste artigo, apresentamos em 8 pontos o que você precisa fazer e o que precisa evitar para uma limpeza adequada.

1. Lavar à mão!

A grande indústria não distingue entre lava-louças e lavar as mãos! As duas lavagens têm necessidades diferentes, por isso é melhor não confundi-las.

Portanto, evite lavar na máquina de lavar louça: suas taças  quebram facilmente e, se estiverem em contato com outros objetos sujos, eles se esforçam para atingir um nível ideal de brilho.

Recomenda-se a lavagem em máquinas de lavar taças . Seu alto custo não os torna acessíveis a todos, e sim a poucos .

Para isso, a primeira dica que podemos dar é lavar à mão. A delicadeza e atenção que essa lavagem pode garantir são incomparáveis.

2. Temperatura ideal: in medio stat virtus

Segunda dica: evite temperaturas extremas.

Antes de iniciar a lavagem, verifique se a temperatura da água com a qual você lavará o copo não está muito alta ou baixa. Os efeitos de temperaturas muito altas ou baixas e as mudanças de temperatura relativa podem ser destrutivos, no verdadeiro sentido da palavra: o vidro pode não resistir e rachar.

Por esse motivo, recomendamos o uso de água morna, que é bastante quente na melhor das hipóteses. Não à água super quente ou super fria! Sempre ambiente.

3. Pré-lavagem: por sua conta e risco

Há quem recomende uma espécie de pré-lavagem que envolve a imersão do copo ou copos em um recipiente com água e vinagre ou bicarbonato de sódio. A acidez do vinagre elimina manchas, enquanto o bicarbonato de sódio elimina e evita a opacidade.

No entanto, duas questões permanecem sem solução: cuidado com o bicarbonato de sódio, pois resíduos sólidos podem arranhar o vidro;  verifique se a substância está completamente dissolvida; atenção ao vinagre, seu cheiro forte e penetrante é difícil de eliminar …

Por esse motivo, recomendamos que você evite a pré-lavagem se o vidro não apresentar manchas e não apresentar opacidade.

4. Esponja no lado direito

Na lavagem das mãos, você deve se ajudar com uma esponja, mas tenha cuidado: não use lã de aço como qualquer outra ferramenta com cerdas duras, caso contrário corre o risco de danificar a superfície do vidro.

Use a parte mais macia e suave da esponja.

5. Sabão e detergente, sim, mas não todos

Obviamente, para limpar melhor o vidro, você precisa de sabão. No entanto, nem todos são recomendados para a limpeza de óculos.

Existem máquinas de lavar louça e detergentes no mercado com  substância específica responsável pelo sabor penetrante desses produtos. Estes detergentes específicos são recomendados porque impedem o vidro de absorver odores difíceis de eliminar e que comprometem o sabor do vinho.

Uma máquina de lavar louça ou detergente normal , libera um sabor (e existem vários) que é difícil de eliminar e, portanto, pode interferir no do vinho. Obviamente, é melhor evitar.

Entre os produtos recomendados também um sabão inodoro simples.

6. Enxágue: não subestime

Não queremos mostrar preferências, mas dizer que a operação de lavagem é decisiva não é um exagero.

Lave cada taça com muito cuidado, por dentro e por fora. Água quente, mas não fervendo, você já aprendeu.

O que mais? Bem, você deve absolutamente eliminar qualquer resíduo de sabão, detergente e bicarbonato de sódio. Você deve saber que o vidro dos óculos, especialmente os de cristal, absorve os cheiros ao redor com grande facilidade.

7. Secagem e pré-secagem: o rendimento final

Depois de enxaguados, deixe as taças  de cabeça para baixo, apoiando-os suavemente em um pano macio. Dessa forma, quaisquer gotas residuais serão trazidas para o pano e absorvidas.

Por fim, traga outro pano macio e seque o copo. Recomendamos um pano de microfibra que não deixe cotão irritante, que também é difícil de remover e que possui grande capacidade absorvente. No mercado, você pode até encontrar panos profissionais especiais para secar copos.

Eu recomendo a máxima delicadeza e evite tocar no copo com os dedos enquanto o seca. Você não quer estragar todo o trabalho feito até agora!

Nesse momento, você pode armazená-los em prateleiras especiais, desde que não haja poeira ao redor …

8. Solução alternativa: o poder do vapor

Uma solução alternativa para limpar suas taças  de vinho é usar vapor.

Coloque para ferver uma panela de água, leve o copo para a água e aguarde o vapor permear toda a sua superfície, interna e externa. O vapor esterilizou e desinfetou o vidro e, uma vez seco, garantirá limpeza e brilho específico.

A lavagem deve ser feita imediatamente após o uso do vidro. Não deixe passar muitas horas, porque qualquer resíduo de vinho, especialmente vinho rosé, pode atacar as paredes de vidro e manchá-las indelevelmente.

Se você realmente não tiver a oportunidade de lavar as taças  imediatamente, encha-o com água e deixe de molho em um recipiente ou pia.

 

 

Como lavar Taças de vinho: um pequeno guia para não causar uma má impressão