Nos últimos anos, os fabricantes de compressores evoluíram muito, revertendo esta situação desconfortável chegando a um nível de eficiência energética e de redução de ruído tão significativo que possibilita a sua utilização em produtos com um nível de exigência maior em relação principalmente ao ruído e vibração, além do menor consumo de energia.

Há um tempo, a adega climatizada com refrigeração por compressor era evitada, mas havia motivos. Naquele tempo os motores e compressores eram de fato muito rústicos, e provocava níveis de ruído muito alto além de baixa eficiência energética (consumo excessivo de energia).

O compressor é o principal o encarregado pelo sistema de refrigeração. Sua função é bombear o fluido refrigerante que circula por todo o sistema ora no estado líquido, ora no estado gasoso. No processo de resfriamento de uma geladeira, por exemplo, o compressor recebe o fluido na forma de gás do evaporador, e promove o bombeamento desse gás até o condensador, aparelho que torna a liquidificar o fluido e dissipar o calor do sistema.

Em outras palavras, o compressor mantém a temperatura escolhida no interior da adega, independente da temperatura exterior. É ótimo para lugares quentes, como o caso do Brasil.

O compressor é um equipamento industrial utilizado para aumentar a pressão de fluidos em estado gasoso – no caso de adegas o fluído refrigerante 134 A. Pode se dizer que a sua utilização esta presente na grande maioria dos sistemas de refrigeração.

Com a tecnologia avançada, hoje já é possível adquirir   um compressor de capacidade variável de alta eficiência energética, baixos níveis de ruído que permitem um preciso controle da temperatura. Ideal principalmente para adegas por sua alta exigência em baixa vibração, baixo nível de ruído e baixíssimo consumo de energia, ou seja, plataforma de alta performance, eficiência e qualidade para manter seus vinhos em um ambiente agradável.

Todo sistema de refrigeração necessita de um elemento de controle que pode ser uma válvula de expansão ou um tubo capilar. Em circuitos dotado de tubo capilar, que é o nosso caso, as pressões nos lados de sucção e descarga se equalizam durante a parada do compressor.

Neste tipo de circuito, o compressor é dotado de um motor com baixo torque de partida. Mesmo sendo de baixo torque, é comum o compressor sofrer um “tranco” ou balanço se preferir, no momento da partida deste motor.

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