Boa notícia para quem ama vinho. Os pesquisadores de Cingapura desenvolveram uma taça que usa a tecnologia para transformar o sabor da água. Graças a estímulos sensoriais, o líquido pode ser sentido pelo cérebro como se fosse vinho, por exemplo. Controlado por aplicativo, o projeto foi batizado de Vocktail – diminutivo de Virtual Cocktail.

A taça esconde, na base, uma estrutura eletrônica e cartuchos de essências, que combinados, criam a ilusão de cor e gosto de vinho.

O “controle” do sabor (doce, salgado e amargo) e feito por meio de eletrodos de prata que estimulam a língua e o olfato é estimulado por cartuchos de essências.

“A ideia é que as pessoas consigam a satisfação com o sabor de suas bebidas preferidas, sem os efeitos nocivos do álcool ou do açúcar”, defendem os pesquisadores. Em entrevista à revista “New Scientist”, Adalberto Simeone, da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, defendeu que o Vocktail “pode se tornar uma adição bem vinda nas experiências sociais em bares e pubs virtuais”.