Escolher uma adega nem sempre é algo fácil, as variações entre produtos incluem aspectos com capacidade de garrafas e compartimentos para variedade de bebidas. Confira as nossas dicas e encontre a adega perfeita para seu espaço!

Manter os vinhos bem conservados é uma tarefa que exige atenção a detalhes. Ainda assim, todo enófilo ou não, sonha em ter uma bela adega para armazenar suas garrafas.

Apesar deste sonho não ser uma tarefa fácil, com bom planejamento este projeto sairá da mente ou do papel. O primeiro passo é avaliar a quantidade de vinhos que serão armazenados para começar a montar a adega perfeita para seu espaço. Uma excelente opção para quem não tem muitas garrafas, mas já adquiriu o suficiente para ter de armazená-las, é a adega climatizada móvel, muito conhecida e utilizada no meio dos apreciadores de vinho. Mas na hora de escolher a sua, alguns cuidados devem ser tomados.

Como escolher uma adega climatizada móvel

– Sugerimos uma adega com sistema tradicional (com compressor), e não o moderno e-freeze (eletro – eletrônico) que não se adapta bem a climas com altas temperaturas.

– Opte por marcas e modelos conhecidos, recomendamos as que já são bem conhecidas e conceituadas no mercado, aceite indicações de sommeliers e amigos.

– Dê preferência a adegas com prateleiras reguláveis para comportar garrafas de diferentes tamanhos, e de controles independentes, porque nem toda bebida deve ser armazenada na mesma temperatura. Um espumante, por exemplo, requer temperaturas mais baixas, enquanto que alguns tintos podem ser armazenados a temperaturas mais elevadas, se manter atento as indicações de temperatura pode vir a ser um ponto crucial no momento de desfrutar da bebida.

Veja em nosso termômetro qual a temperatura ideal para sua bebida:

termometro-para-adega2

 

– As variações de temperatura podem afetar significamente o sabor dos vinhos. Apesar de oferecer refrigeração a geladeira está longe de ser o ambiente adequado para armazenagem das garrafas de vinho. Guardar a bebida próxima a outros alimentos pode afetar o seu sabor, aroma e sua essência. A umidade excessiva também é um problema para degustação..

– Se a adega tiver uma porta de vidro, o ideal é que seja de vidro escuro com proteção UV.

– E se tiver um alarme que indica que a porta está aberta, é uma boa! Assim você garante a constância da temperatura.

Observação: Cuidado com as fontes de luz e calor, evite colocar sua adega climatizada de frente para uma janela ensolarada, por exemplo. Isso vai comprometer seu bom funcionamento.

Esperamos que com essas dicas você encontre a adega ideal para o seu ambiente, conte com a Reparatel para adquirir sua nova adega ou conserto.