Aprender a cheirar o vinho corretamente abre um mundo de novos sabores e aromas que contribuem para o prazer geral da degustação de vinhos. Primeiro, sei que isso pode não parecer uma parte importante da degustação de vinhos, afinal se chama “provador de vinhos”, certo? Sim, mas acredite em mim quando digo que o aroma do vinho afeta muito a sua experiência. Na verdade, esta é a parte mais versátil da degustação de vinhos! Isso ajuda a distinguir sua origem, história e natureza. Agora, existem várias técnicas que você pode implementar para começar a melhorar suas habilidades de apreciar o vinho. Eu passo por alguns e com um pouco de prática você pode identificar os aromas em camadas de muitos tipos diferentes de vinho.

Acho que o olfato é o mais subestimado de todos os cinco sentidos. É uma pena, porque na verdade é uma sensação muito detalhada e pensada que é 1000 vezes mais forte que o seu paladar. Aposto que você não sabia que a degustação de vinhos tem quase 90 aromas e 10 sabores, sabia! Mesmo quando o vinho está na boca, as notas fortes e os sabores experimentados devem-se principalmente ao aumento dos aromas que chegam ao nariz.

O primeiro e mais fácil passo para melhorar suas habilidades de cheirar vinho é tomar consciência dos cheiros do dia a dia ao seu redor. Preste atenção aos cheiros que ocorrem durante o dia e tente identificá-los. Quer você esteja fora, comendo ou acendendo uma vela, pare de pensar no que o perfume contém e liste-o. Com o tempo, treinar o nariz aumenta a sensibilidade e torna isso possível também com o vinho. Outro método que recomendo é anotar notas de base e aromas durante a degustação de vinhos. Pode ser em casa ou numa das nossas provas de vinhos, mas procure olhar a descrição do produto e identificar esses cheiros. Você também pode perguntar aos outros o que eles cheiram e ver se você pode reconhecê-lo também. Com o tempo, você começará a reconhecer padrões aromáticos em diferentes tipos de vinho. Lembre-se de que os vinhos têm camadas, então você deve observar o cheiro primeiro ao cheirar e ao respirar fundo. Além disso, certifique-se de fazer pausas e limpar o nariz (e o paladar) enquanto prova diferentes vinhos. Isso é importante porque seu nariz pode ficar entupido rapidamente. Veja minha lista dos limpadores de paladar mais populares aqui.

Cheirar o Vinho na Prova de Vinhos

Embora a experiência de cada um seja única, existe um método recomendado para a prova de vinhos que o ajuda a compreender melhor o nariz do vinho.

Segure o copo pela haste – assim o vinho fica na temperatura ideal para servir. (Se você notar um provador de vinho segurando uma tigela de vidro, pode ser porque o vinho foi servido muito frio e eles estão tentando aquecê-lo para liberar mais moléculas de aroma)

Primeira cheirada – Esta primeira cheirada informa se o vinho é saudável. e prepara o nariz para notas mais fortes para aromas

Agite o seu vinho – que traz os compostos aromáticos ou sobre o vinho

Respire fundo rapidamente – não tenha medo de entrar no espaço aéreo do copo

Observe – como funciona sabor combina com aroma? Tente identificar uma variedade de cheiros que você conhece

Continue – use sniffs curtos, suaves e rápidos (você pode tentar diferentes técnicas de sniffing como hoover, sniff e retro)

Dica extra – manter a boca ligeiramente aberta ajuda a liberar mais cheiros