Quer você colecione vinhos raros ou goste de bebê-los, a melhor maneira de preservar sua coleção é guardar as garrafas em uma adega de vinho. Um refrigerador de vinho mantém os vinhos na temperatura e umidade ideais para que você possa apreciá-los por anos. Se tiver um problema com a temperatura no seu refrigerador de vinho, pode danificar o seu vinho. Pode haver muitas razões pelas quais sua adega não está funcionando e é importante cuidar dela o mais rápido possível.

A primeira coisa a entender sobre os problemas da adega de vinho é que existem dois tipos diferentes de refrigeradores de vinho. Um tipo usa um sistema termoelétrico para controlar a temperatura. Outro tipo usa um sistema de compressor. Se você souber qual sistema possui, poderá determinar o problema.


Problemas com o Resfriador de Vinho Termoelétrico

  1. Temperatura ambiente incorreta

Se você estiver tendo problemas com o seu Resfriador de Vinho Termoelétrico, o problema pode ser a temperatura ambiente. Este tipo de chiller não mantém uma temperatura fria tão eficiente quanto os sistemas de compressor. A temperatura ambiente ideal é de 50 a 80 graus. Se a sala estiver mais quente, o refrigerador de vinho não funcionará com eficiência. A boa notícia sobre esse problema é que o cooler não está quebrado e o problema é fácil de consertar. Ligue o ar condicionado ou mova a geladeira para uma sala mais fria e a geladeira começará a funcionar corretamente novamente.

  • Ventilador com defeito

A adega termoelétrica usa um ventilador para mover o ar quente para fora. Se quebrar, ficar entupido com detritos ou quebrar, a adega não funcionará corretamente. Resolva o problema de verificação do ventilador. Se não estiver conectado, conecte os plugues e veja se isso resolve o problema. Se houver acúmulo de sujeira, pegue um pano limpo e macio e limpe-o. Se nenhum desses for o problema, o ventilador pode precisar ser substituído por um profissional.

Problemas com o refrigerador do compressor

  1. Termostato com defeito

Se o seu refrigerador de vinho não estiver esfriando, pode ser devido a um termostato com defeito. Opera os componentes que controlam e regulam a temperatura do refrigerador; portanto, se estiver quebrado, o interior ficará muito quente ou, em alguns casos, muito frio. Infelizmente, o termostato não é fixo. Ele deve ser substituído por um novo para que sua geladeira volte a funcionar corretamente.

  • Ventilador não funciona

O ventilador do condensador mantém as serpentinas resfriadas e, se não funcionar, todo o sistema pode superaquecer. Se o ventilador não girar, verifique se é causado por detritos. Nesse caso, você pode limpar a poeira que impede a rotação do ventilador. Se esse não for o problema, você precisará substituir o ventilador para que o refrigerador de vinho funcione novamente.

  • Falha do evaporador

Se o seu refrigerador de vinho não estiver esfriando, pode ser devido a um evaporador quebrado. Isso pode ser causado pelo acúmulo de gelo. Este elemento também possui um ventilador que pode ficar sujo ou bloqueado. Para resolver o problema, limpe todos os detritos ao redor do ventilador ou da própria peça. Se o ventilador estiver torto ou quebrado, ele deve ser substituído. Se houver gelo no evaporador, esta é uma solução fácil. Deixe o gelo derreter antes de ligar o refrigerador.