Os sistemas de refrigeração de adegas precisam de um refrigerante para funcionar corretamente. É o refrigerante que cria o ar frio que as unidades de refrigeração fornecem nas salas de armazenamento de vinho. Freon é o refrigerante mais comum usado na maioria dos sistemas de refrigeração.

Freon é na verdade um nome comercial para um grupo de produtos químicos que são usados ??como refrigerante em sistemas de refrigeração de adegas. Quando colocado em temperatura ambiente, o Freon se transforma em gás, mas volta à forma líquida quando resfriado ou comprimido.

Nenhum sistema de refrigeração pode resfriar uma sala de armazenamento sem um refrigerante. Se uma unidade de resfriamento tiver um vazamento e estiver perdendo Freon, ela poderá parar de funcionar gradualmente. Um plano de manutenção regular é necessário para detectar problemas com o sistema de refrigeração da adega, como um vazamento de freon. Detecção precoce e reparos imediatos são necessários para garantir que sua coleção de vinhos seja mantida nas condições ideais de armazenamento.

Geralmente, todos os sistemas de refrigeração HVAC pressurizados podem eventualmente vazar refrigerante. É muito importante que você tenha um plano de manutenção regular para sua unidade de refrigeração da adega , para que você possa monitorar sua condição e inspecioná-la quanto a vazamentos.

Aqui estão 3 dos métodos mais comuns para detectar vazamentos de Freon em unidades de refrigeração:

1. Método de luz ultravioleta para detecção de vazamentos em sistemas de resfriamento

O Método de Luz UV, também conhecido como Método Espectrônico, é o método mais preciso de localizar vazamentos de Freon em um sistema de resfriamento de vinho. Nesse método, o técnico injeta um marcador líquido no sistema de refrigeração e permite que ele circule por cerca de 2 a 4 semanas. O marcador líquido é geralmente um tipo de corante detectável por luz UV. Ele circula no sistema de refrigeração e sai com o refrigerante nos locais de vazamento.

Após permitir que o corante UV circule completamente no sistema, uma lâmpada de inspeção ultravioleta é usada para escaneá-lo. O corante brilha quando iluminado pela luz UV e, consequentemente, identifica a localização exata dos vazamentos.

2. Método de Detecção de Vazamento Eletrônico Freon

O Método Eletrônico Freon é a maneira mais rápida e fácil de detectar vazamentos em um sistema de refrigeração. Por meio de um farejador eletrônico, o técnico é conduzido à área de vazamento geral. Muitos especialistas recomendam embrulhar a área suspeita do problema em plástico para capturar a fumaça, para que o detector eletrônico possa ser mais específico na localização do vazamento.

3. Método de vazamento de bolhas para detectar um vazamento

Este método utiliza soluções líquidas que produzem bolhas quando colocadas em um vazamento. A solução pode ser aplicada por spray, pincel, imersão ou dabber. Muitas vezes, os técnicos usam o Método de Detecção de Vazamento de Bolhas para verificar as áreas específicas de vazamento após utilizar outros meios de detecção de vazamento.

O Método de Detecção de Vazamento de Bolhas pode ser um procedimento muito confuso. Também pode ser tedioso e demorado limpar e remover o resíduo depois de realizá-lo.