Muitos consumidores  não estão familiarizados o suficiente com falhas de vinho para diagnosticar com confiança o que está errado. E pode ser assustador falar acima desde que, apesar dos melhores esforços de muitos no negócio, o mundo do vinho é ainda um lugar bastante timido.

Conhecimento é poder,por isso abaixo listamos seis falhas comuns do vinho e dicas sobre como identificá-los.

1- O que é: Brett é  um tipo de levedura que freqüenta vinícolas-lo gosta dos fenóis que compõem o vinho que conferem vermelho um aroma de terra para os vinhos que entra em contato com o vinho. Esta é uma das falhas mais complicadas  e há vinícolas que trabalham com a falta de qualidade, em vez de lutar contra isso.

2- O que é: Esta falha é apenas quando parece que o vinho tenha sido autorizado a sobreaquecer. No processo é quer perdeu um pouco de sua essência. Isso pode ser causado por uma série de fatores. A maioria de vinícolas tentam evitar de cozinhar seus vinhos não enviando no verão ou usando as inserções de pacote que registram quando as temperaturas vão acima dos níveis de tolerância.

3- O que é: Um grande problema e que também é facilmente mal interpretado. Afinal de contas, a maioria dos vinhos não é de cortiça, como está selada com uma rolha de cortiça? Quando usado para descrever uma falha, no entanto, “cortiça” significa que o vinho entrou em contato com um produto químico conhecido como TCA (abreviação de 2,4,6-tricloranisole). Este produto químico tipicamente se forma quando os fungos naturais entram em contato com clorofenóis na matéria vegetal. A exposição ao TCA é inofensiva em níveis baixos, mas causará estragos no vinho. Embora possa contaminar barris e linhas de engarrafamento, é mais estreitamente associado com o uso de cortiça natural. As estimativas variam na quantidade de contaminação existe hoje na oferta mundial de cortiça rolhas. A figura comumente citada é de 3%, embora outras estimativas sejam maiores.

4- O que é: Esta é outra daquelas boas notícias, questões de notícias ruins. Oxidação é o tipo de deterioração que acontece quando você corta frutas e deixá-lo em seu balcão da cozinha. Alguns vinhos são melhorados por oxidação, e na verdade o seu estilo é para ser oxidado. Além disso, os vinhos mais velhos são agradavelmente transformados pelo pequeno pedaço de oxigênio que passou através da cortiça durante o armazenamento longo e idade garrafa. Mas um vinho fresco, crocante como um jovem Sauvignon Blanc vai definitivamente sofrer se ele tem obtido muito ar.
5-O que é: Este é o outro lado da oxidação; O vinho não obteve exposição suficiente ao oxigênio durante sua produção e adega e envelhecimento do frasco, geralmente devido a técnicas de vinificação destinadas a reduzir falhas de oxidação.
6- O que é: acidez volátil, conhecido como VA, ocorre naturalmente no vinho e geralmente é causada quando a bactéria criar ácido acético, a substância que dá vinagre seu sabor característico. Em pequenas quantidades não é um problema. Mas se bactérias particularmente virulentas se apoderarem e o VA ficam fora de controle – cuidado.

7-Aqui está mais uma coisa estranha muito comum que pode acontecer com vinho: Às vezes cristais irão acumular no fundo de uma garrafa que descansou na geladeira por um dia ou dois. Estes cristais se formam quando o ácido potássico e tartárico que ocorre naturalmente no vinho combinam e afundam fora da solução. Um bom produtor irá estabilizar o vinho para que resista temperaturas de refrigeração típicas sem formar estes cristais. Mas se isso acontecer, não se preocupe. Esta falha é inofensiva – e felizmente, é uma que não afetará o gosto do vinho.

 

Saiba todas as Dicas do Mundo do Adega Climatizadas aqui na Reparatel.

Conserto – Assistência Técnica de Adega Climatizada São Paulo