Você pensou em chegar em casa e tomar seu vinho que esta na sua Adega, a única coisa que tornava seu horário de expediente suportável. Finalmente em casa, você já está sonhando em servir um merecido copo de bebida comemorativa. Mas o seu vinho está quente! Como isso pôde acontecer? Aqui estão seis razões pelas quais sua adegas para vinhos não está gelando e como corrigi-la.
Compreendendo seu refrigerador de vinho
Ir para a solução de problemas o mais rápido possível parece a melhor coisa a fazer quando a geladeira não está esfriando, mas antes de sujar as mãos, reserve um momento para analisar o tipo de aparelho que você possui.
Com base na tecnologia empregada, os refrigeradores de vinho usam um compressor ou um sistema termoelétrico para manter o ar dentro do gabinete frio.
As adegas de compressor funcionam como uma geladeira comum e, se não estiverem esfriando, algo está errado. Mas as adegas termoelétricas não são necessariamente quebradas. Antes de concluir que seu refrigerador termoelétrico está com defeito, você deve aprender suas limitações.
Influenciado pela temperatura ambiente, um refrigerador termoelétrico não funcionará efetivamente se a temperatura ambiente estiver muito quente. Esses frigoríficos de vinho funcionam melhor em temperaturas ambientes . Exceda isso no limite superior e seu aparelho não poderá manter seu vinho fresco.
Com isso em mente, vamos ver os principais motivos pelos quais sua geladeira não está esfriando e como corrigi-la.
Motivos para o seu refrigerador de vinho do compressor não estar esfriando
1 # O ventilador do condensador da Adega não está funcionando
Um sistema de refrigeração de compressor compreende quatro elementos, um dos quais é um ventilador projetado para resfriar o condensador e a bobina do condensador.
Como corrigi-lo?
Verifique se o ventilador do condensador está girando livremente e se não está obstruído por nada. Poeira e detritos podem se acumular e impedir que as lâminas girem. Se nenhuma poeira ou detritos estiver obstruindo o movimento do ventilador, é provável que o ventilador esteja quebrado e você precisará substituí-lo.
Evaporador 2 # Quebrado
O ar frio que você sente ao abrir a porta do refrigerador de vinho do compressor vem do evaporador. Esse componente puxa o ar das bobinas e esfria o interior do gabinete.
Se o evaporador da sua adega não funcionar, a unidade não será capaz de produzir ar frio, mesmo que o compressor funcione com capacidade total.
Como corrigi-lo?
Confira o evaporador e veja se há gelo nele. Verifique também se o ventilador do evaporador estão em boas condições. Poeira e detritos também poderiam ter se acumulado no componente.
A solução de problemas é fácil. Se houver gelo, derreta antes de conectar o aparelho. Limpe qualquer poeira e detritos e verifique se nada impede o funcionamento correto do evaporador. Além disso, verifique se o ventilador dobrado é substituído por um novo imediatamente.
Termostato da Adega 3 # defeituoso
Se o refrigerador de vinho do compressor não estiver esfriando, um dos motivos pode ser um termostato com defeito. Este componente é responsável pelo fornecimento de energia ao condensador, ventilador do evaporador e compressor.
O termostato também permite que você controle e ajuste a temperatura da geladeira de seu vinho e, se esse componente essencial não funcionar, seus vinhos poderão ficar estragados. Embora na maioria dos casos um termostato com defeito aqueça o interior do gabinete, há casos em que o esfria abaixo do limite de congelamento.
Como corrigi-lo?
Um termostato com defeito não pode ser reparado; você terá que substituí-lo completamente. O manual do usuário explicam como fazê-lo, nosso conselho é sempre chamar um dos nossos profissionais técnicos. Este é um procedimento delicado que pode causar mais danos ao seu refrigerador de vinho se executado incorretamente.
1 # A temperatura ambiente está muito quente
As adegas termoelétricos de vinho usam os módulos Peltier para conduzir o calor para fora do gabinete. E, embora sejam mais eficazes em manter os sedimentos do vinho inalterados, são menos eficazes em manter uma temperatura baixa.
Isso acontece porque as adegas termoelétricas de vinho não vêm com um sistema de refrigerante. Se o ambiente estiver muito quente, o módulo Peltier se tornará ineficaz no resfriamento do interior. É por isso que é recomendável colocar um refrigerador termoelétrico de vinho em um ambiente onde a temperatura ambiente não exceda 45° c.
Como corrigi-lo?
Se a sua adega termoelétrica para vinho não estiver esfriando porque a temperatura ambiente está muito quente, há boas notícias. Sua unidade não está com defeito. Na verdade, isso não significa que seus vinhos serão preservados na temperatura certa.
A maneira mais fácil de consertá-lo é movendo sua adega, para uma sala mais fria, talvez ligando o A / C nos dias mais quentes.
2 # Ventilação inadequada
A temperatura ambiente é perfeita, o termostato e o ventilador funcionam completamente, mas o seu refrigerador termoelétrico de vinhos não está esfriando? Verifique se tem ventilação adequada. Devido à maneira como ele conduz o calor para fora do sistema, um refrigerador termoelétrico de vinho precisa de espaço para os objetos ao redor.
Como corrigi-lo?
Uma solução rápida para esse problema é garantir a ventilação adequada. Verifique se o refrigerador de vinho está posicionado longe de paredes e outros objetos. Nunca construa um refrigerador termoelétrico de vinho e nunca coloque nada sobre ele.
Se você tiver uma adega posicionada em bancada, verifique se está localizada longe de outros aparelhos que geram calor, como microondas ou torradeira.
Como a maioria dos refrigeradores, os refrigeradores termoelétricos de vinho também possuem um ventilador que conduz o ar quente para fora do gabinete. Devido à tecnologia diferente, o ventilador de uma unidade termoelétrica pode ser facilmente desconectado.
Assim como no caso de um refrigerador de vinho de compressor, o ventilador também pode ser obstruído por poeira e detritos, ou pode simplesmente quebrar e precisar de substituição.
Como corrigi-lo, agende aqui com a Reparatel
Se o seu refrigerador de vinho não estiver esfriando e você tiver descartado a temperatura e a posição da sala, inspecione o ventilador. Verifique se ele está conectado corretamente e limpo .
Se desconectado, basta conectar os conectores certos à placa-mãe para solucionar problemas. Se o ventilador estiver sujo, limpe qualquer poeira e detritos e verifique se o sistema não está entupido . Um aspirador de pó ou um ventilador leve pode ajudar nesse sentido.
Pensamentos finais
Existem várias razões pelas quais a sua adega para vinhos não está gelando. A solução de problemas começa com a identificação do tipo de geladeira que você possui. Compressores e adegas termoelétricas usam diferentes tecnologias. Portanto, as causas de seu mau funcionamento são completamente diferentes.
Enquanto um refrigerador termoelétrico pode não esfriar sua bebida por razões triviais que não têm nada a ver com defeitos, a solução de problemas de uma unidade de compressor é muito mais complicada. Quando um refrigerador de compressor não está esfriando, isso significa que algo está quebrado. Pode ser uma solução rápida ou algo que exija mais investigações, mas, na maioria das vezes, recomendamos chamar um de nossos técnicos.
Dito isto, agora você conhece algumas boas razões pelas quais sua adega não está gelando e como corrigi-la.