As pequenas palavras “Contém sulfitos” na parte inferior do rótulo costumam ser motivo de preocupação. O que são sulfitos no vinho? E eles são ruins para mim?
Não para a maioria das pessoas. Sulfitos não causam dores de cabeça com vinho tinto. No entanto, existem algumas exceções notáveis ??a esta regra:
Em geral, o enxofre é comum em alimentos processados ??e, portanto, tornou-se um problema para problemas de saúde (de enxaqueca a inchaço).
Surpreendentemente, os sulfitos são surpreendentemente mais baixos no vinho do que em muitos alimentos processados.
Quanto enxofre há no vinho?
O vinho varia de cerca de 5 mg/l (5 partes por milhão) a cerca de 200 mg/l. Nos Estados Unidos, o limite máximo é de 350 mg/l. Um vinho tinto seco bem feito geralmente contém cerca de 50 mg/l de sulfito.
- Vinhos com baixa acidez precisam de mais sulfitos do que vinhos com alta acidez. Em pH 3,6 e acima, os vinhos são muito mais instáveis ??e requerem sulfitos para serem preservados.
- Vinhos coloridos (isto é, vinhos tintos) geralmente requerem menos sulfitos do que vinhos claros (isto é, vinhos brancos). Um vinho branco seco típico pode estar em torno de 100 mg/l, enquanto um vinho tinto seco típico está entre 50 e 75 mg/l.
- Os vinhos com maior teor de açúcar geralmente precisam de mais sulfitos para evitar a fermentação secundária do açúcar restante.
- Compostos livres de enxofre (cheiro desagradável de enxofre) são liberados de vinhos quentes e podem ser “remediados” decantando e resfriando o vinho.
Porque existem sulfitos no vinho?
Simplificando, os sulfitos ajudam a preservar o vinho e retardam as reações químicas que causam a deterioração do vinho. Você já abriu uma garrafa de vinho e ela quebrou no dia seguinte?
O uso de sulfitos no vinho remonta à Roma antiga. Na época romana, os vinicultores queimavam velas de enxofre em vasilhas de vinho vazias (chamadas ânforas) para evitar que os vinhos se transformassem em vinagre.
Enxofre foi usado na vinificação (em vez de limpar barris de vinho) no início do século 20 para prevenir o crescimento de bactérias e outras leveduras.
Sinto cheiro de sulfitos no vinho?
Embora os compostos de enxofre não estejam relacionados aos sulfitos, provadores sensíveis notaram o cheiro de compostos de enxofre no vinho. Os compostos de enxofre no vinho, chamados tióis, variam de frutas cítricas a ovos cozidos.
Curiosamente, quanto mais quente o vinho, mais enxofre molecular ele libera. É por isso que alguns vinhos têm um aroma desagradável de ovo cozido quando abertos. Você pode resolver esse problema decantando o vinho e resfriando-o por cerca de 15 a 30 minutos.
Devo me preocupar com sulfitos no vinho?
Se você é hipersensível a sulfitos em alimentos como frituras, carnes curadas, queijo e sopa enlatada, experimente vinhos sem sulfitos. Ou desista do vinho (especialmente se você estiver em uma dieta de eliminação). Felizmente, muitos vinhos naturais não utilizam sulfitos em seu processamento. Esses vinhos podem ter um sabor muito diferente do que você está acostumado, mas alguns são incríveis!