E não é que o inox em appliances tem mais uma vez outras cores concorrentes. Muito embora estejamos numa fase, X cor is the new black, parece que mesmo a mais criatividade das empresas do segmento ainda não emplacou outro tom nas cozinhas.

Enquanto isso, o grande agito para quem lida com a indústria de eletrodomésticos ou personal appliances, como as adegas climatizadas, por exemplo, é trazer um novo visual aos produtos.

Cobre antigo, bronze, cinza, branco, ou de novo, preto são anunciadas como a cartela de cores para quem vai ser “moderno” em sua cozinha.

A criatividade, segundo informações do The Walll Street Journal, de grandes nomes do setor está levando as empresas a lançar mão de novas terminologias, como “ardósia” para seus produtos, ou ainda acabamentos secretos, que a concorrência, é claro, não pode saber.

É bem interessante a análise do jornal acerca deste movimento dos fabricantes, “os novos eletrônicos refletem, em parte, a mudança do papel da cozinha na casa. Ela está retornando a seu papel de centro da vida familiar, um local de relaxamento e entretenimento”.

Mesmo com este movimento ocorrendo no comportamento do consumidor, sabemos que muitos produtos, neste segmento em especial, possuem um período relativamente grande para terem suas novidades e modificações aceitas. Os especialistas calculam de um ano ou mais de assimilação por parte dos clientes ao novo.

Nos Estados Unidos, pós recessão do mercado imobiliário, a indústria como um todo sofreu junto e agora os eletrodomésticos buscam uma retomada, apostando aqui e ali no fato das pessoas quererem que a cozinha seja um ambiente de aconchego, e não mais da extrema tecnologia que já “invade” outros ambientes da casa. O inox faria essa alusão ao tecnológico.

Mas os especialistas garantem que a psicologia do consumidor, seja aquele que opta pelo mais minimalista dos móveis ao que possui sua adega particular ou na empresa, todos caminham num ritmo peculiar e até imprevisível. As estimativas para a absorção de novas cores ou quaisquer mudanças nos appliances pode levar de 12 a 15 anos, isso para acabamentos somente, levando em conta o auge e a queda de uma inovação.

Enquanto você saboreia um bom vinho, retirado com carinho daquela sua adega climatizada, pense nas cores, formatos e na beleza que está em cada garrafa, no aroma, nenhum destes atributos seria o mesmo sem um item primordial para qualquer produto ou atitude: simplicidade na essência.

A pureza da uva, a sua segurança ao escolher um bom vinho é resultado de experiências de muitos anos, talvez a inovação seja algo como diria Albert Einstein: “No meio da confusão, encontre a simplicidade…”