Organizar uma degustação às cegas, entre amigos, pode render uma noite interessante e divertida! Não só para experts, mas também para principiantes, que podem estar se perguntando: “o que é uma degustação às cegas?”
Antes de responder a pergunta, cabe lembrar rapidamente que degustação às cegas é aquela em que os participantes não sabem qual o vinho que estão provando. E por quê? Porque assim estão desprovidos de qualquer preconceito com relação ao vinho que irão degustar, sendo que a avaliação/opinião/crítica resultante será baseada apenas no líquido que está sendo degustado sem levar em conta qualquer conhecimento, experiência ou expectativa existente com relação ao vinho, produtor, região ou até mesmo ao país da bebida objeto da degustação. Os concursos e principais avaliações de vinhos do mundo são realizados às cegas.
Ao contrário do que muitos imaginam, sugestionados pela interpretação literal do nome, o que deve ser completamente tapado é o rótulo da garrafa de vinho e não os olhos dos degustadores (embora haja quem faça dessa maneira). Ou seja, antes de iniciar a degustação, as garrafas cujos vinhos serão degustados, são cobertas com papel alumínio ou pardo garantindo uma avaliação/opinião/crítica isenta de qualquer influência estranha à bebida.
Os temas para degustar às cegas com amigos são infinitos: Brasil x Argentina, Argentina x Chile, Uruguai x Argentina, os quatro Sul-americanos, espumantes brazucas x cavas x proseccos, Novo Mundo x Velho Mundo, Douro x Alentejo, Península Ibérica, cabernets do mundo, pinots do mundo, diferentes produtores do Douro, do Alentejo, de Rioja… E só utilizar imaginação!
Ama vinhos, assim como a Reparatel? Acompanhe nossas atualizações semanal