Se você está procurando um refrigerador de vinho para abrigar sua crescente coleção de vinhos finos, você provavelmente descobriu dois tipos distintos: compressor e termoelétrico. Enquanto esses refrigeradores podem parecer o mesmo por fora, há um mundo de diferença em como eles operam. Se você vai investir  em seus vinhos preferidos , é uma boa idéia saber sobre a tecnologia que você está pagando.

Um refrigerador de vinho de compressor funciona como a geladeira em sua cozinha. Um refrigerante líquido (refrigerante) circula através de um sistema de compressão que produz ar frio dentro da geladeira e expulsa o ar quente externamente. A vantagem desse tipo de refrigeração é que ele pode atingir temperaturas muito baixas , o que é ótimo não só para refrigeração de vinhos brancos, mas também para manter outras bebidas e alimentos em um armazenamento seguro . Mas  devemos ressaltar que este modelo  de sistema, pode ser barulhento – assim como a geladeira na sua cozinha.

Os Princípios do Arrefecimento Termoelétrico para Adega Climatizada

Em contraste, os refrigeradores termoelétricos são ambientalmente seguros, pois não possuem materiais perigosos que alimentem o processo de resfriamento. O resfriamento termoelétrico depende do efeito Peltier, nomeado para o cientista do século 19 que o descobriu. Quando uma carga elétrica é enviada através de dois pedaços de metal unidos, ele cria um fluxo de calor e o calor é transferido de um lado do dispositivo para o outro. Um lado fica quente e o outro fica frio. O dispositivo de resfriamento do núcleo (chamado de bomba de calor) é pequeno, não muito mais do que um quadrado de polegada, com fios de semicondutores embutidos entre as duas placas de cerâmica:

Elemento Peltier

Como é pequeno e não tem partes móveis, uma bomba de calor termoelétrica opera silenciosamente, o que é uma grande vantagem em relação ao tipo usual de refrigerador que usa compressão de vapor para fornecer resfriamento.

Em um refrigerador de vinho, a bomba de calor é combinada com um dissipador de calor – um componente grande e passivo composto de pilhas de aletas de alumínio que permitem que o calor se dissipe de forma eficiente. O lado frio da bomba de calor combinada – dissipador de calor é inserido no interior do refrigerador de vinho e o lado quente se estende para fora da parte de trás do compartimento (embora protegido por um painel traseiro da unidade).

Dissipador de calor

Os ventiladores ligados a cada lado do dissipador de calor melhoram a ventilação da unidade, circulando o ar fresco para dentro de forma mais uniforme e expulsando o calor de maneira mais eficiente.

 

Vantagens de refrigerador termoelétrico

Como já foi observado, uma das grandes vantagens dos refrigeradores de vinho termoelétrico versus refrigeradores de vinho de compressor é que eles são ambientalmente seguros, porque não usam refrigerantes que foram ligados à depleção de ozônio. Ao operar em condições adequadas, eles também usam menos eletricidade para operar do que um sistema de compressor, o que beneficia o meio ambiente e sua carteira.

Eles também são muito mais silenciosos que os refrigeradores regulares, uma vez que as únicas partes móveis são os pequenos fãs internos. Isso significa que eles não vão se intrometer no seu ambiente interno – ou evitar que você aproveite seu programa favorito na TV!

AW-181E Image8

Outro efeito colateral positivo de nenhuma peça móvel é que um refrigerador de vinho termoelétrico é virtualmente livre de vibrações. Isso significa que seus vinhos apreciados não estarão constantemente chateados, e o processo de sedimentação natural que ocorre quando as idades do vinho não serão perturbadas. Em outras palavras, seu vinho vai melhorar melhor quando estiver pronto para beber.

Além disso, melhorar a qualidade do seu vinho é a temperatura interior mais consistente. Enquanto um refrigerador do compressor pode flutuar tanto de 10 graus de cima para baixo, um refrigerador termoelétrico mantém uma temperatura mais uniforme em todo o refrigerador.

Tirando o máximo proveito do seu refrigerador de vinho termelétrico

Para obter o melhor desempenho do seu refrigerador de vinho termoelétrico, tenha em mente as seguintes diretrizes:

  1. Certifique-se de mantê-lo onde a temperatura ambiente .
  2. Deixe pelo menos 5 “de folga ao redor do refrigerador (para unidades independentes) para permitir uma ventilação adequada. Se não houver ventilação suficiente para dispersar o calor de forma eficaz, a bomba de calor irá superaquecer e queimar. Esta é a primeira razão pela qual os refrigeradores de vinho termoelétrico falham!
  3. Pelo motivo acima, nunca instale um refrigerador de vinho termoelétrico independente em seus armários. As unidades que devem ser incorporadas possuem mecanismos de ventilação especiais visíveis na frente da unidade, assim como a sua geladeira.
  4. Se o refrigerador de vinho parece estar fazendo muito barulho, certifique-se de que ele está posicionado em uma superfície nivelada e uniformemente equilibrado. Os refrigeradores de vinho termelétrico têm pés de nivelamento ajustáveis ??que permitem compensar o piso irregular. Caso fazendo os ajustes não resolva entre em contato com a Reparatel, somos a maior especialista em manutenção Adegas Cliamatizadas.

  5. Se o nivelamento do refrigerador não aliviar o problema de ruído, um dos ventiladores da unidade pode estar obstruído. Veja se você pode detectar qualquer coisa sobre ou em torno dos fãs que podem estar fazendo girar ruidosamente.

Se você tiver outros problemas com o seu refrigerador de vinho, não exite, entre em contato com a Reparatel e iremos retirar sua Adega para orçamento personalizado.

 

Problemas com Adegas Climatizadas, sistema compressor ou termoelétrico a Reparatel é especialista em Conserto em Adegas Climatizadas em São Paulo e Grande São Paulo.