Naturvin é uma Cooperativa de Vinhos Naturais produzidos no Brasil.

Neste artigo vamos trazer ao junção dos famosos produtores de vinhos naturais, feitos artesanalmente sem adicionamento do sulfito (anidrido sulforoso, o conservante do vinho).

Na causa, fomos reconhecer uma vinícola em Santa Catarina – Dominio Vicari, da simpática Lizete Vicari, e duas no Rio Grande do Sul – Hex Von Wein (orgânica e não natural) e Arte da Achado, do admirável Eduardo Zenker.
Vinhateiros incríveis, mas pequenos e menos capital primordial para se abrir à colina de seus vinhos.  Desta forma, saíram à batalha atrás de seu espaço , produtores de quatro estados lançaram a Cooperativa Brasileira de Vinhos Artesanais (Naturvin). Com matriz em Canela (RS), a agremiação nasce com 20 associados, entre viticultores e vinhateiros do Rio Grande do Sul (16), São Paulo (2), Santa Catarina (1) e Rio de Janeiro (1). A fabricação anual de cada um varia de 500 a 2 mil garrafas. Acompanhados, produzem pouco de 10 mil garrafas por ano.

A Cooperativa  Brasileira de Vinhos tem foco na produção  de vinhos, espumantes, sucos e derivados da uva e do vinho, elaborados de forma artesanal, com o mínimo de intervenção nos processos.  fazem parte do quadro de associados da Naturvin, e a cooperativa estará cadastrando mais produtores em breve. Os candidatos devem utilizar os métodos de produção de uva integrada, orgânica, biodinâmica ou agroecológica. Para ingressar na cooperativa é preciso ser indicado por um associado.
Segundo a enóloga Marina Santos, presidente da Cooperativa, ”são vários os motivos que nos levaram a constituir cooperativa, e uma delas é que a atividade de fazer vinho em pequena escala, pode ser insustentável, quando temos que pensar em comprar uva, comprar insumos (garrafas, tanques, rolhas, rótulos, máquinas etc.), fora o custo para quem produz a uva sem assistência técnica ou acompanhamento…”
”Então, o objetivo da criação da cooperativa é termos acesso de forma conjunta e mais barata a materiais de consumo vitivinícola, uva de qualidade vinda de fonte sustentável, facilitar o acesso à assessoria técnica em viticultura sustentável, facilitar o acesso a crédito agrícola, manter o contato entre produtores de uva e de vinho, para que consigamos através de troca de experiências manter a qualidade de nossos produtos e a continuidade de nossos projetos.”
”A cooperativa é composta por produtores de uva, vinhateiros e de pessoas que tem ambos. Todos são pequenos, fazem parte da agricultura familiar e trabalham nos sistemas de produção de uva: orgânico, biodinâmico, agroecológico ou produção integrada.

A vinificação é artesanal e tem várias vertentes.” Didú Russo, granjeiro e vinhateiro, completa: “O importante foi ver duas entidades de peso como Ibravin e Fecovinho (esta bastante envolvida na viabilização da Cooperativa), terem apoiado esses “naturebas” que mostram um país original, preservam o sotaque do vinho e fazem maravilhas que encantam estrangeiros de ponta no mundo dos vinhos naturais. E ter como presidente da Cooperativa a enóloga Marina Santos que se dedica a bidinâmica, isso me deixa ainda mais feliz!”
Deixo aqui minhas saudações para o pessoal da nova cooperativa e minha sugestão para você conhecer esses vinhos!

Vinhos e lugares para serem conhecidos.
DOMINIO VICARI-DONA: LIZETE VICARI
Obs: Adora receber pessoas na sua casa na Praia do Rosa – Santa Catarina onde faz seus vinhos
TELEFONE:48 3355-6165
LOCAL: PRAIA DO ROSA- SANTA CATARINA

ARTE DA VINHA – EDUARDO ZENKER
TELEFONE: 54-9999-9157
LOCAL: GARIBALDI – RIO GRANDE DO SUL

VINHA UNNA-MARINA SANTOS
LOCAL: PINTO BANDEIRA – RIO GRANDE DO SUL
TELEFONE: 54-8115-3900
ERA DOS VENTOS-LUÍS HENRIQUE E TALISE ZANINI
LOCAL: SERRA GAUCHA – RIO GRANDE DO SUL
http://www.eradosventos.com.br/
TELEFONE: 11- 97135-1013