Mesa para casal desfrutar de founde com vinhos em Cunha, pertinho de Paraty

Hoje vamos abordar dois temas que todos amam no Blog da Reparatel: viagens com paisagens deslumbrantes, saboreando um vinho, e mais: dicas especiais para sua adega climatizada ficar linda na decoração da casa.

Isso mesmo, pois muitas vezes o que ocorre é que você adquire A adega dos seus sonhos e de repente ela não cabe no espaço que você imaginou.

Vamos primeiro à viagem, à compra dos vinhos nas serras e como deixar sua adega prontinha para as festas de final de ano.

Campos de lavandas, perfume só pelo ar, serras que se perdem no horizonte, e um mar meio escondidinho, ao fundo. Não, não estamos na França ou na Itália, estamos mais precisamente a uns 230 quilômetros de São Paulo, capital, na cidade de Cunha, que sim faz divisa com o Rio de Janeiro, no sentido de Paraty.

Campos de lavandas - Cunha - reparatel

Azul e lilás na imensidão da paisagem de Cunha

Para além dos campos de lavandas plantadas desde 2013 por lá, no sentido de Paraty, Cunha é passeio pra lá de ideal para quem gosta de ver peças handmade, de cerâmicas a joias, e claro, comprar vinhos para a abastecer a adega, certo?

Você curte toda a beleza e calmaria da cidade de Cunha, com o Parque Estadual da Serra do Mar e o Parque Nacional da Serra da Bocaina, cachoeiras e trilhas.

A dica para os fortes é percorrer a Pedra da Macela, pico a 1.840 metros de altitude, são dois quilômetros difíceis de caminhada, mas a vitória na chegada é maravilhosa: uma vista ampla da Baía de Ilha Grande, Angra dos Reis e Paraty, todas juntas para você desfrutar.

E para os vencedores, nada melhor que depois comemorar à noite, no caminho agora de Cunha sentido Paraty. Pare no Margarida Café, uma beleza de restaurante com um ar brasileiro e tom de culinária internacional. A adega é outra “paisagem à parte”: são 2500 garrafas de vinho, 320 rótulos, ideal para casais e amantes do vinho.

Como se não bastasse o lugar é calmo, reservado, tem um decor meio antique, e a carta de vinhos caminha da África do Sul, passa por Austrália, Estados Unidos, Uruguai, Portugal, sem deixar clássicos da França, Itália, Chile e Espanha de lado.

modern-wine-cellar_ serras - dicas de adegas - reparatel

Olha só esse modelo todo em vidro, é praticamente uma escultura em forma de adega. Motivacional, não?!

Inspirou-se para a sua adega climatizada? Então agora as principais dicas do Blog Reparatel para criar uma decoração digna para sua appliance:

  • Espaço: Para quem possui aquele tipo de móvel com nichos nas laterais, próximos à cuba da pia, local onde normalmente os americanos costumam ter um compactador de lixo, o certo é ter em mente que este espaço precisa ser maior para uma adega padrão. Pois, este tipo de móvel com gabinete costuma ter dimensões pequenas no fundo e altura. Pense bem no tamanho da climatizada que irá adquirir. Pode ser o caso de começar com uma de número menor de garrafas.
  • Abertura das portas: Veja, as adegas normalmente precisam que você reserva um ângulo de uns 90 graus para abertura natural de suas portas.
  • Energia: Refrigeradores de vinho funcionam melhor se a tomada de energia estiver diretamente atrás do equipamento. Se você puder planejar a instalação da tomada antes será ótimo, caso contrário deixe o serviço para um eletricista. Mas não fique deslizando pra lá e pra cá a fiação da adega, esse appliance merece cuidado e manutenção.

 

  • Cozinha e amigos: Se você decidiu que a cozinha será o espaço da adega, e irá receber seus amigos para degustar os seus vinhos enquanto cozinha, o melhor é planejar uma ilha ou bancada para a cozinha. Ela confere um limite entre quem prepara o jantar e serve os vinhos.

Neste projeto, a pia foi reduzida e a adega ficou no início da bancada.

 

reparetl - serras - dicas de adegas na cozinha

Os armários livres para acesso. Tudo bem pensado, sobra espaço até para um vaso de flores.

  • Na bancada: A adega pode sim ser instalada neste mesmo ambiente da bancada. Verifique se a temperatura do equipamento está correta e aproveite esse momento com os amigos.