O que pode ser melhor do que passar o domingo de Páscoa com uma taça de um bom vinho combinando com o seu chocolate preferido? Isso soa bem intrigante, mas você sabe de onde veio essa idéia? A história do vinho atrelada ao chocolate não é muito longo, a idéia de ter nascido em 2002, quando Kevin Arnold foi inspirado por um artigo sobre as propriedades antioxidantes e de saúde da semente de cacau e chocolate. A ligação inovadora foi introduzida pela propriedade vinícola Waterford na região vinícola Helderberg da África do Sul e o primeiro sucesso vinho e chocolate. A partir de então, esta combinação ganhou rapidamente amantes e listou algumas regras de ouro para este momento do vinho com chocolate com a esperança de isto tornar mais fácil para você, para o preparo um momento memorável.

Mas antes de tudo, você sabe como provar vinho e chocolate ?

vinho-e-chocolate-2016-conserto-de-adegas

Aqui estão algumas instruções claras, se você está no seu primeiro vinho e chocolate degustação. Nunca abra o chocolate antes da garrafa de vinho. Leve o chocolate, a cheirá-lo e desfrutar do aroma. Em seguida, quebre um pequeno pedaço e deixe derrete-lo na boca. Concentre-se em como o sabor e o tempo que demora a derreter. Leve o copo de vinho e comece a saborear. Repita o processo, mas desta vez não espere até que todos os chocolates possam derreter, tomar uma taça de vinho e apreciar-los juntos. O que você acha? Como é que o sabor mudar?

Embora a maioria das pessoas iria servi-lo à temperatura ambiente, chocolate, semelhante ao vinho tinto deve ser armazenado a 15-18 ° C. Tenha cuidado, ao saboreá-lo muito frio, costuma perder o  aroma.

chocolate-branco-ou-preto

 

Tente escolher vinhos mais leves, vinhos frutados e evitar os vinhos mais marcantes, que são mais apropriados para  alimentos. Há uma grande controvérsia se vinhos tintos secos  combine apropriadamente para o chocolate, gostaríamos de dizer que não é um dos nossos favoritos, mas tentar convencer a si mesmos.

Você tem duas opções, você quer ir para os vinhos que tenham os mesmos aromas como o chocolate (hortelã, blueberry) ou escolher os que são contrastantes.

Se você não quer arriscar muito, você pode apenas ir com vinhos que são mais doces e têm níveis mais elevados de álcool, tais como doce Sherry, Porto Ruby ou Muscat.

Contudo, as coisas não são assim tão fácil, com diferentes tipos de chocolate precisa vinhos diferentes.  Então vamos algumas dicas sugeridas por sommeliers e enólogos:

Tipos de Chocolate

Tipos de Vinho

Chocolate branco Vinho Gelo, Rose Porto e Porto Vintage
Chocolate Leite Pedro Ximenez Sherry e envelhecido Porto Vintage
Chocolate Caramelo Vinho do Porto Tawny, Vin Santo ou Madeira
Chocolate escuro – Amargo  Chinato, Zinfandels e Maury

Estas são apenas algumas orientações e sugestões, mas começar a abrir alguns bons vinhos, e experimentá-los com chocolate e encontrar seu vinho e chocolate favorito será uma ótima descoberta.

Pode ser ainda mais criativo do que isso e adicione o chocolate como ingrediente extra para seus pratos. Pense fora da caixa e explore seus sentidos.

A Reparatel orienta a manter seu vinho em adega em temperatura adequada para melhor aproveitamento  deste momento tão especial que é a páscoa.

#pascoa2016, #pascoavinho, #pascoachocolates, #adegatemperatura, #consertoadega, #assistenciadeadega