Evite abrir a porta da adega para manter o máximo de refrigeração possível dentro do ambiente.

A primeira coisa quando para de funcionar é verificar a fonte de alimentação.

Veja se ainda está plugado e se o disjuntor está desarmado? 

Se estiver, tente resetar o disjuntor. 

Se continuar sem funcionar, provavelmente foi um curto no sistema elétrico e precisará de um técnico para resolver o problema.

Para manter um bom funcionamento é importante ficar atento a diversos fatores, desde a limpeza das bobinas, substituição dos filtros e a estabilidade da sua corrente elétrica.

Há algumas ações que você pode fazer para proteger seu vinho. Sugerimos uma das seguintes soluções temporárias se estiver preocupado com o seu vinho.

Mude o seu vinho para um local mais fresco, tome cuidado para não o colocar perto de um radiador, saída de aquecimento ou outro local onde a temperatura não seja constante. A temperatura constante é sem dúvida mais importante do que um local fresco onde a temperatura varia durante o dia. Períodos prolongados de calor ou aquecimento e resfriamento do vinho são um problema o que resulta em expansão e contração do vinho na garrafa.

Se um local de temperatura constante não estiver disponível, pode ser melhor deixá-lo na adega e adicionar um pouco de gelo seco à sua adega ou, se isso não for possível, você pode adicionar refrigerador(es) de gelo comum para mantê-lo mais fresco do que a temperatura atual.

Muitos problemas da refrigeração da adega podem ser corrigidos rapidamente durante a visita do técnico ao local, mesmo que temporariamente. Há momentos em que o trabalho adicional precisa ser concluído e, às vezes, as peças precisam ser encomendadas. Durante este tempo pode valer a pena encontrar uma solução para cuidar do vinho.

Vamos analisar 5 possíveis razões pelas quais fizeram seu refrigerador de vinho parar de funcionar

1. Temperatura ambiente inadequada

Quando você tem problemas com o refrigerador de vinho termoelétrico, a temperatura ambiente pode ser o problema. Este tipo de resfriador não mantém uma temperatura fria de forma tão eficaz quanto os sistemas de compressor.  Se a sala estiver mais quente, o refrigerador de vinhos não funcionará de forma eficaz.

A boa notícia é que o cooler não está quebrado e o problema é fácil de corrigir. Aumente o volume do ar condicionado ou mova o refrigerador para uma sala com temperaturas mais baixas, e a geladeira funcionará corretamente novamente.

2. Ventilador com defeito

Um refrigerador de vinho termoelétrico usa um ventilador para mover o ar quente para fora. Se quebrar, ficar entupido com detritos ou se desconectar, a geladeira não funcionará corretamente.

Para corrigir o problema, inspecione o ventilador. Se não estiver conectado, conecte os conectores e veja se isso resolve o problema. Se houver acúmulo de sujeira, pegue um pano limpo e macio e limpe-o. Se nenhum desses for o problema, o ventilador pode precisar ser substituído profissionalmente.

Problemas do resfriador do compressor

1. Termostato com defeito

Se o seu refrigerador de vinho não estiver esfriando, pode ser por causa de um termostato com defeito. Isso fornece energia para os componentes que controlam e ajustam a temperatura da geladeira, portanto, se ela estiver quebrada, o interior ficará muito quente ou, em alguns casos, muito frio.

O termostato não pode ser consertado. Ele terá que ser substituído por um novo.

2. O ventilador não está funcionando

O ventilador do condensador mantém as bobinas frias e, se não estiver funcionando, todo o sistema pode superaquecer.

Se o ventilador não estiver girando, veja se é devido a detritos. Nesse caso, você pode limpar toda a poeira que está impedindo o ventilador de girar. Se esse não for o problema, você precisará substituir o ventilador para que o refrigerador de vinho funcione novamente.

Entre em contato conosco e solicite já um de nossos técnicos para uma análise em seu refrigerador de adega.