É preciso cuidados para aproveitar o melhor dos vinhos | Confira essas Dicas

Qualquer momento é momento de degustar um bom vinho! Devemos lembrar no entanto que temos época do ano em que a nossa bebida preferida ganha mais destaque. Dos espumantes aos tintos os bons vinhos são indispensáveis por exemplo, nas festas de aniversário ou fim de ano. E devemos aproveitar ao máximo o prazer e a diversão que podem nos proporcionar esses cuidados, alguns desses cuidados são necessários. Leia então essas dicas e desfrute o melhor do vinho nas comemorações que estão por vir.

Armazenamento

Sobre o armazenamento de vinhos, mantenha-os longe da luz solar e da luz fluorescente. O correto é  um ambiente escuro e frio para que a bebida fique armazenada, de preferência, entre 14°C e 18°C. Uma adega é a solução ideal para essa dica.

E a Temperatura, o que fazer?

A temperatura, o que fazer? Há muitos que confunde a temperatura ambiente do vinho levando em conta a temperatura do ambiente em que estão. Quando o clima está quente demais, é melhor que o vinho venha a ser servido sempre resfriado para que atinja a temperatura ideal; também isso deve ser aplicado para com os tintos. Sempre deixar o vinho em um local mais quente nos dias muito frios, isso é bom para uma correta temperatura.

Veja a temperatura certa para cada tipo de vinho branco:
– Brancos leves e espumantes ligeiros: 7°C
– Champagne NV: 8ºC
– Brancos amadeirados, envelhecidos e Grandes Champagnes: 12°C
– Brancos fortificados, secos ou doces: 12°C

Confira a temperatura de serviço ideal para cada tipo de vinho tinto:
– Rosados: 10°C
– Late Harvest, jovens e ligeiros: 10°C
– Porto e fortificados em geral, tintos: 14°C
– Tintos leves, sem madeira e jovens: 15°C
– Tintos encorpados ou envelhecidos: 16°C
– Porto Vintage: 16°C

Ordem de Serviço

O Vinho mais leve deve estar sempre antes do mais encorpado. Os complexos, sempre depois do mais simples; os mais velhos depois do mais novos e os doces sempre depois dos secos.

A moderação deve estar sempre presente na Degustação

O álcool sempre faz parte da composição dos vinhos. Por isso com a moderação se aproveita melhor as comemorações.