Quando se fala em festas, não podemos deixar de lado o vinho. Espumante ainda melhor e festivo. Confira cinco dicas para o seu brinde de Ano Novo!
Réveillon pede comemorações, alegria e muita festa. E quando o assunto é festa, não pode faltar vinho. Além disso, um bom e festivo espumante que encanta a todos com sua bolha. Para aproveitar ao máximo esta poção, é importante ficar atento a alguns pontos. Comece por escolher uma etiqueta, aprenda 5 truques que vão tornar o seu brinde de passagem de ano ainda mais especial!
1 – Escolha um espumante de acordo com sua doçura
Os rótulos dos espumantes costumam incluir palavras como natureza, extra-bruto, bruto, seco, meio-seco e doce. Esses termos classificam os vinhos espumantes de acordo com seu teor de açúcar de acordo com a legislação brasileira. Veja as quantidades abaixo: – Nature: máximo 3 (três) gramas de açúcar por litro. – Extra-bruto: mais de 3 e não mais de 8 g/l de açúcar. – Brut: mais de 8 e não mais de 15 g/l de açúcar. – Seco ou Seco: mais de 15 e não mais de 20 g/l de açúcar. – Demi-sec, Meio Doce, Meio Seco: mais de 20 e não mais de 60 g/l de açúcar. – Doce: mais de 60 g/l de açúcar.
Vale ressaltar que o teor de açúcar não torna um vinho melhor ou pior, apenas corta os estilos e satisfaz os paladares que os desejam. Agora que já está claro o que é mais ou menos doce, escolha o que você mais gosta ou o que mais se adapta ao gosto de seus convidados.
2 – O tipo de espumante determina as melhores combinações
Dos espumantes, o brut é sem dúvida o mais versátil, seguido dos cocktails (incluindo saladas, frituras e carnes ligeiras) com pratos principais. Massas com marisco, risotto de espargos ou mesmo queijos diversos acompanham bem este espumante. Para a sobremesa, escolha um meio-segundo ou doce que combine bem com saladas de fruta, bolos, mousses ou mesmo doces à base de fruta.
3 – Servir à temperatura certa
Vinhos espumantes simples devem ser servidos entre 6°C e 8°C, vinhos de safras mais ricas e complexas devem ser ligeiramente mais quentes, entre 9°C e 12°C para mostrar. seus aromas e sabores. Na hora de congelar, você pode usar o freezer e lembre-se sempre de evitar grandes choques de temperatura, como tirar espumante de um carro muito quente e ir direto para o freezer. Você também pode usar uma caixa de gelo para resfriar a bebida uniformemente.
4- A taça certa garante maior durabilidade de aromas e bolhas
Servir espumante com corpo mais longo e boca estreita em taça flute carece de frescor e tem explicação técnica, pois o formato ajuda a preservar as perlagen (bolhas) e melhora o aroma e acrescenta elegância
Por outro lado, alguns profissionais dizem que mesmo o espumante precisa de mais espaço para liberar seu aroma e recomendam modelos com taça maior. Já existem alternativas no mercado para espumantes deste porte, mas também podem ser servidos em ISO ou copos brancos. Para evitar que a bebida esquente rapidamente, lembre-se de mantê-la sempre afastada do bar.
5 – Não agite a garrafa antes de abrir
Uma garrafa de espumante tem mais gasolina que um pneu de carro, quase o dobro. Então sacudir a garrafa e perder metade do líquido acaba sendo um grande desperdício. Sem falar que se abrirmos o botijão devagar, o gás fica mais tempo. A forma correta de abrir é segurar a garrafa pelo fundo, nunca pela lateral, em um ângulo de 5°, retirar a tampa segurando a tampa com o polegar, e só então lentamente. gire o frasco ou a tampa (o que for mais conveniente) para manter essa abertura segura e livre de detritos.