Ouço muito dizer que este sistema “não presta”, “não funciona”, “dá muita manutenção” entre outros adjetivos, o que não é totalmente verdade. O sistema é eficiente e funciona bem.
Basicamente é um sistema elétrico que absorve o calor dentro da adega através de uma placa de cerâmica e expele este calor para fora (fig 01). Este aparato faz com que a temperatura no interior da adega abaixe algo em torno de 10ºC a 12ºC, no máximo.
traseira de uma adega termoelétrica
adega termoelétrica 8 garrafas
Vamos analisar.
Em países europeus, por exemplo, em que a média de temperatura anual gira em torno de 18ºC, um equipamento que abaixa a temperatura em até 12ºC, está muito bem dimensionado.
Num dia quente de 25ºC, abaixando 11ºC, chegamos aos 14ºC que precisamos para manter a adega funcionando adequadamente. Isso sem falar que na maioria dos dias a temperatura gira em torno de 15ºC. Neste caso bastam abaixar 1ºC para que o sistema atenda nossas necessidades. Ou seja, o sistema termoelétrico funciona com folga em regiões com clima temperado.
Agora pegue este mesmo produto e traga para o Brasil, onde é comum termos 28ºC.
Para um produto que abaixa a temperatura em até 12ºC, chegar nos 14ºC se torna uma tarefa árdua e muitas vezes impossível.
Ai começa o drama, o produto funciona sem parar, com força máxima o que resulta em desgaste precoce do sistema e consequentemente a quebra do produto. Além disso é comum em dias muito quentes você ter seus vinhos a temperaturas desfavoráveis para conservação.
Veja no gráfico abaixo a área de funcionamento de uma adega termoelétrica. Observe que com temperatura ambiente a partir de 26ºC o produto já não é eficiente (isso trabalhando no extremo)

Abaixo segue um sistema básico de como funciona o sistema termoelétrico.

FIG 01
Este sistema funciona razoavelmente no Brasil em adegas para 6 ou 12 garrafas, onde geralmente iniciantes no mundo do vinho as tem para guarda de garrafas que irão abrir em um curto espaço de tempo, sem a preocupação do armazenamento ideal.
ADEGAS COM COMPRESSOR
 
Já este sistema é ideal para nossas condições climáticas, oferecem baixa manutenção, funcionam adequadamente mesmo com temperaturas ambientes elevadas e possuem alta durabilidade (existem inúmeras adegas que montei a 12 anos atras e que hoje funcionam perfeitamente, e pelo que evidenciam, trabalharão ainda por muito tempo).
Além disso possibilita que adegas maiores trabalhem sem fadigar o equipamento. Adegas com 500 garrafas são facilmente projetadas com um único compressor instalado no próprio produto (se utilizarmos as chamadas unidades condensadoras que é um compressor montado externamente – veremos mais detalhes nas próximas postagens – é possível refrigerarmos ambientes com 2.000 garrafas somente com um compressor).
modelo de adega com compressor
compressor na parte traseira de uma adega

Seu funcionamento é simples e eficaz. Dentro do compressor é injetado gás refrigerante, o qual é bombeado pelo compressor através do sistema de refrigeração. O gás passa pelo condensador (que pode ser de vários tipos, o mais comum é o aramado – aquela grade que tem atrás das geladeiras). O condensador expele para o ambiente o calor contido no gás.

O gás continua sua jornada até o capilar (em alguns casos este equipamento é substituído por uma válvula de expansão – veremos detalhes em outras postagens) o qual comprime o gás até sua saída, quando volta a se expandir. É neste momento que o gás atinge temperaturas baixíssimas, e segue pelo evaporador.
Coloque a palma da mão em frente a sua boca e sopre. aperte os lábios fazendo com que o ar sofra pressão antes de ser expelido. Perceba que a medida que você comprime mais os lábios mais você sente o ar ficar gelado em sua mão – este processo é o mesmo que sofre o gás ao sair do capilar ou da válvula de expansão.
Como está gelado, ao passar pelo evaporador, no interior da adega, o gás atrai o calor existente e segue com o mesmo de volta ao compressor e inicia-se mais um ciclo. veja fig 02.
FIG 02
Este processo é o mesmo utilizado em geladeiras e freezers os quais chegam a trabalhar com temperaturas de -20ºC, portanto, mesmo que a temperatura ambiente esteja em 43ºC (Rio de Janeiro no final de 2012) a adega chegará facilmente aos 14ºC (desde que o sistema esteja bem dimensionado – para isso é preciso consultar um especialista).

 

Sensor de Temperatura

O Kit Sensor é o responsável pelo monitoramento da temperatura do Refrigerador. Garante mais eficiência e menor consumo de energia.

 

  • Verifique se as saídas de ar não estão bloqueadas.
  • Certifique-se de que os frascos estejam posicionados de forma que haja ventilação suficiente.
  • Verifique se a porta do compartimento está bem fechada.

 

Exija sempre Peças Originais!

 

A Reparatel possui ampla experiência e profissionais preparados reparar sua Adega!

 

Mesmo Adegas condenadas pelo Fabricante a Reparatel é a única especializada em recuperá-las.