A expansão dos mercados de exportação e o maior foco nos vinhos premium são cruciais para a rentabilidade futura da indústria vitivinícola vitoriana, de acordo com um roteiro para a indústria.
A Estratégia de desenvolvimento da indústria do vinho vitoriano 2017-2021 do governo estadual diz que, porque o estado produz menos de um por cento do vinho mundial, a indústria “deve se posicionar como um inovador e inovador nicho de mercado”.
“O ponto de diferença de Victoria e sua vantagem competitiva nos mercados de exportação de vinho é a diversidade de variedades, incluindo uma variedade de variedades de alta qualidade alternativas e clima-frio”, diz a estratégia.
“O foco da exportação em produtos de maior valor beneficiará todos os produtores e produtores de uvas de vinho, criando a reputação internacional de Victoria para vinhos de qualidade em todos os mercados de exportação”.
A estratégia identifica alguns dos principais pontos fortes da indústria:
- Muitas das 499 portas da adega de Victoria estão a uma curta distância de Melbourne.
- Os estilos de vinho vitorianos são “de tendência” com os consumidores.
- Os vinhos de corpo cheio de Victoria são populares nos mercados asiáticos emergentes.
- Victoria produz uma ampla gama de vinhos em uma variedade de preços.
Mas enquanto a indústria do vinho do estado tem um excelente produto para vender, algumas coisas podem ser feitas melhor, diz o relatório.
Mais precisa ser feito para alinhar o trabalho da indústria do vinho com as organizações regionais de turismo para evitar duplicações, produzir mensagens consistentes e aumentar as visitas às regiões vitivinícolas.
A indústria também se beneficiará de mais acomodações de luxo, melhores ofertas culinárias em vinícolas e nas proximidades, e outras atrações, como arte e cultura, nas regiões vinícolas.
“Embora o vinho seja um elemento crítico do turismo regional, há uma forte evidência de que já não é suficiente por si só”, diz a estratégia. “Os visitantes buscam experiências além das degustações das portas da adega”.
“A Estratégia de Desenvolvimento da Indústria do Vinho promoverá uma indústria mais lucrativa, mais coordenada, mais qualificada e melhor informada.
“Representa os pontos de vista e as aspirações da indústria do vinho”, disse ela. “Isso não é algo que acabamos de preparar no departamento, esta é a sua estratégia que foi escrita e desenvolvida por você e para você”.
“Victoria é o estado de produção de vinho mais diversificado e interessante na Austrália”, disse ela. “Suas 22 regiões únicas e uma variedade de climas são expressas em cada safra por mais de 600 vinicultores diferentes de todas as formas e tamanhos, nosso maior foco e levar todas essas opções para o Brasil.
“Isso posiciona Victoria com uma vantagem incomparável para produzir uma brilhante variedade de estilos e variedades de vinhos, desde vinhos cotidianos deliciosos até vinhos raros, distintivos e dignos de adega para as melhores ocasiões”.