Depois de anos provando vinhos, e consertando adegas climatizadas para vinho, a especialistas em vinhos compartilharam cinco dicas fáceis para melhorar a sua capacidade de degustar vinhos.
1. Ter um “Orçamento para Aventuras para o Vinho “
A melhor maneira de não aprender nada novo sobre vinhos é continuar bebendo o que você já sabe que gosta. No entanto, muitas pessoas bebem os mesmos vinhos (ou a mesma variedade) sempre. Isso é como comer frango e cenoura todos os dias durante anos. Isso faz com que você acabe não aprendendo muito por ter uma exposição limitada ao sabor. Existem mais de 5.000 variedades de uvas no mundo, esperando para que você experimente os vinhos feitos a partir delas. Portanto, reserve um pouco daquele dinheiro que você gastaria em vinho, e a cada semana, beba algo que é inteiramente novo para você.
2. Beba Mais de Um Vinho de Cada Vez
Se você fosse uma criança tentando entender o que é a cor vermelha, mas estivesse vendo somente a cor vermelha, não seria fácil. Por outro lado, se alguém mostrasse a você vermelho e azul, ao mesmo tempo, você iria “entender” o que faz o vermelho, vermelho. Uma das grandes vantagens que os profissionais do vinho têm em relação aos consumidores é que os profissionais muitas vezes tem a possibilidade de provar e comparar vários vinhos ao mesmo tempo. Então, para aprender mais rapidamente sobre vinhos, tente abrir dois vinhos de cada vez e os compare (você pode, então, armazenar os dois – até mesmo os vermelhos – na geladeira para que eles durem por alguns dias. Basta retirar o vinho vermelho da geladeira mais ou menos 20 minutos antes de degusta-lo novamente).
3. Não beba o Vinho Rapidamente
Quando as crianças tomam um medicamento, elas engolem rapidamente para não sentir o gosto do remédio. De fato, engolir o vinho rapidamente é a garantia de que você não vai prová-lo – ou entender nada sobre ele. Para obter o máximo de um vinho, você tem que mantê-lo em seu paladar por três a quatro segundos até que todos os gostos – doce, azedo, salgado, amargo e salgados – sejam registrados.
4. Escreva Suas Impressões
Se você não conta a si mesmo algo sobre um vinho, você não terá como lembrar dele. As pessoas que não dizem (mesmo para si) qual é o gosto de um vinho ou escreve as suas impressões, muitas vezes fazem durante anos degustação de vinho, mas nunca realmente compreendem nada sobre eles. Não se preocupe com o que você escreve: Este vinho cheira como avó na igreja; está ótimo. Basta articular algo para que você possa começar a construir uma “memória de gosto”.
5. Prove Vinhos Com Outras Pessoas
Você pode praticar tênis contra uma parede, mas é muito melhor praticar jogando com outra pessoa. Degustar vinho com outros ajuda a melhorar suas habilidades de degustação, porque alguém vai sempre ter uma impressão ou obter um sabor que você não havia tido. Todos nós temos pontos fortes e fracos na degustação de vinhos (e é por isso que a maioria das vinícolas tem mais de um produtor), então degustar com os outros vai abrir a sua mente para possibilidades que você não poderia ter experimentado sozinho. Além disso… beber vinho com outra pessoa não é exatamente um fardo…