Trilhas especializadas em determinados públicos, a experiência do bem-estar e o up grade da personalização em relação ao consumidor, chamada de VICs (Very Important Clients).

Assim são reconhecidas algumas das tendências do futuro em termos de vivências que as pessoas querem ter no consumo e na sua relação com produtos de luxo; e quem diz tudo para nós é o Laboratório de Ideias WGSN, que busca em todo o mundo conceitos e tendências que estão mudando a forma das pessoas agirem em relação ao consumo.

O Blog da Reparatel decifra os conceitos para você:

 1. VICs (Very Important Clients)

O mercado de vinhos, especialmente o de adegas climatizadas, será sim impactado pelas vontades destes clientes, abaixo podemos ver uma das lojas com salon, como chamam lá fora, onde quem compra se sente em seu apartamento, pode chegar com uma limusine e ainda degustar um vinho de sua adega. Esse que vemos da Maison Dior, em sua nova proposta na Rodeo Drive.

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A decoração e a escolha de produtos para a Dior são baseadas em nomes de arquitetos, artistas plásticos, pintores, marcas de design que complementam seu luxo, e o que mais pode dar sabor aos VICs do que um bom vinho durante as compras, não? Pois prepare-se, outras marcas Prét-à-Porter já criaram lojas assim, e as adegas serão objeto de arte e degustação para quem consome.

Tendas preparadas em Miami para degustação de vinhos e queijos

 2. Trilhas especiais – O segundo conceito que pesquisamos aqui para o Blog da Reparatel é o dos “trek sets” ou traduzindo viagens com trilhas personalizadas. Quem acompanha o Blog deve ter lido que existem muitos eventos envolvendo de pequenas a grandes vinícolas para entreter os turistas e amantes de vinho. Mas cada vez mais existem trilhas novas e novas experiências, as pessoas querem literalmente participar do momento, conhecer a fundo os lugares para os quais viajam. Nada melhor que os vinhedos para que possam ser demonstradas as fases de amadurecimento de um tipo de uva, como esse consumidor de vinho saberá lidar com a temperatura ideal do vinho que viu ser feito. Isso será viver a jornada, e muitas vinícolas em todo o mundo já perceberam isso e estão criando seus festivais, calendários e eventos especiais para grupos determinados de público, dos solteiros aos colecionadores todos terão sua trilha especializada.

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Bar Ray´s &Stark com sua variedade de águas

3. Experiência de bem-estar e saúde – Para um grande segmento de consumidores de luxo, saúde e bem-estar as lojas apostam em sommelies, aulas de fitness com boutique e sala VIP. Empresas relacionadas ao esporte por exemplo já oferecem marcas diferenciadas de água para seus clientes nas salas de treinamento. Imagine se de quebra você puder levar um vinho tinto que faz bem ao coração hein? Alguns Vips também possuem seus armários personalizados e áreas com todo conforto da era digital.

Exageros à parte, é interessante notar que luxo virou sinônimo de ser reconhecido como único, mas para além das tendências o vinho permanece como um sinônimo de que algo especial leva tempo, cuidado, paciência e muito trabalho para ser construído e valorizado. Então que fique a nossa dica: aproveitem as novidades que o mercado oferece, se puderem, e mantenham sua adega com aquela taça só sua, em casa.