O Espaço Museu do Vinho de São Paulo. Estabelecido no magnífico palácio sobre Higienópolis, o ambiente não é um museu no modo mais conhecido da expressão: “Será um oportunidade interativa e participativa”, diz o idealizador e sócio, o espanhol natural da Navarra, Álvaro Uña. Álvaro apresenta um amplo programa de espetáculos e apresentações multimídia sobre cinco continentes, que atraem às vezes, dezenas de projetores sincronizados e instalações de grande porte. No novo espaço, quase 60 projetores farão exibições dos mais variados assuntos do mundo do vinho.

Como Funciona o Museu do Vinho?

Tudo aqui será projetado. Não teremos nada físico, com exceção de pequenos objetos indispensáveis. Em sua versão final, serão entre 40 e 60 projetores computadorizados e sincronizados, atendendo às mais diferentes demandas de exibição de conteúdo. Em algumas salas, faremos constantes projeções de cunho histórico e religioso do vinho, por exemplo.

As paredes são todas interativas, com cortinas que descem do teto e as projeções ocorrerão de forma a envolver completamente o expectador em uma experiência singular.

  O que esperar do Museu do Vinho em São Paulo?

Aqui é um espaço multifacetado de eventos. Uma vinícola pode fazer suas degustações aqui e nós criaremos, para eles, apresentações absolutamente envolventes e lúdicas, por meio de jogos de imagens e efeitos especiais.

Pessoas podem chegar a qualquer momento e fazer rápidas degustações temáticas e relaxar um pouco no ambiente. Pessoas e empresas poderão celebrar eventos sociais e corporativos, em que o vinho pode ser tanto o objeto central como um fio condutor para outros temas ou propósitos. Interessante que não contemplamos, ainda, todas as possibilidades – pelo contrário, as coisas estão acontecendo e estamos abertos para entender e formatar novas possibilidades.

A ideia central é que esse lugar seja um espaço interativo e participativo, com forte foco na cultura. Por exemplo, um quarteto de músicos clássicos veio até aqui e se ofereceu para tocar num sábado. Olha que legal, fiquei tão feliz com isso! Imagine uma breve degustação temática como, sei lá, três Sauvignon Blancs de três origens diferentes, sob o som de um quarteto de cordas. Ou um sarau de poesia, literatura ou um recital com degustações de vinhos. Fico muito feliz, porque mal abrimos e as coisas estão chegando até nós num ritmo muito interessante.

Outro exemplo: para outubro, uma confecção e uma importadora de vinhos se associaram a nós e faremos aqui uma interessante campanha pelo “Outubro Rosa”, por exemplo, com projeções interativas que abordam a necessidade da prevenção e da cura do câncer de mama. Qualquer tema nós podemos transformar em uma apresentação criativa e envolvente, que cative o expectador e possibilite a ele uma vivência agradável, a qual ele se lembrará por muito tempo.

 

 

Temos aqui uma cozinha pequena e equipada para montagem e finalização de pratos. Não há como exercer aqui as funções de um restaurante. E acredito que isso seja suficiente, pois a ideia não é servir comidas sofisticadas ou de preparo complicado.

 

Haverá um bar de vinhos ou coisa parecida?
As pessoas constantemente me perguntam isso, mas essa não é a ideia. Tampouco seremos uma loja, a princípio. A ideia é oferecer degustações temáticas e específicas, que proporcionem experiências, e não ficar vendendo vinho em taças – a despeito de que possamos até mesmo vir a fazer isso. Estamos delineando as ações e estamos com a mente aberta. Se a procura por vinhos for muito grande, por que não?
Nosso propósito é a cultura. Como extensão desse projeto, ocuparemos eventualmente a praça ao lado (praça Marechal Cordeiro de Farias), que está sendo remodelada, e promoveremos eventos a céu aberto que se estendam por algumas horas num dia de fim de semana (atravessamos a rua e ele me leva até a praça para explicar algumas de suas ideias para o local).

Um casal está passando por aqui num sábado à tarde. Se eles entrarem, que tipo de experiência poderão ter aqui, sem nada previamente agendado?
Eles podem assistir, por exemplo, a uma exposição permanente sobre vinhos, cujos assuntos serão variáveis de tempo em tempos. Ou escolher um assunto de um menu de temas disponíveis para assistir. História, enologia, religião, assuntos em que o vinho é, evidentemente, o fio condutor. E podem também solicitar uma degustação temática, conforme expliquei. No que diz respeito aos diferentes assuntos do vinho que podemos abordar, o leque é amplo: geografia, geologia, hidrologia, poda, enxertia, vinificação, degustações, harmonizações, a importância do vinho como alimento cultural e por aí vai. Espaços podem ser dedicados por períodos de uma semana ou um mês, para abrigar marcas que apoiem determinadas causas ou mesmo para alguma promoção criativa de seus produtos.

 

Espaço Museu do Vinho de São Paulo
Rua Minas Gerais, 246, Higienópolis, São Paulo, SP
(11) 94730-3477