Sua Adega apresenta temperatura alta? O calor é o inimigo número um do vinho. Temperaturas superiores a 20 ° C envelhecem um vinho mais rapidamente do que o normalmente desejável. E se ficar muito mais quente, seu vinho pode ficar “ cozido ”. A faixa de temperatura ideal é entre 7° C e 18° C (e 12° C é frequentemente citado como próximo da perfeição), embora isso não seja uma ciência exata. Não se preocupe muito se o seu armazenamento ficar alguns graus mais quente, desde que você abra as garrafas dentro de alguns anos após o lançamento.

Mais importante do que se preocupar em alcançar os 12° C perfeitos é evitar as minas terrestres de oscilações de temperatura rápidas, extremas ou frequentes. Além dos sabores cozidos, a expansão e a contração do líquido dentro da garrafa podem empurrar a rolha para fora ou causar infiltração. Procure consistência, mas não fique paranoico com pequenas flutuações de temperatura; vinhos podem piorar no trânsito da adega para a loja. (Mesmo que o calor tenha feito o vinho vazar pela rolha, isso nem sempre significa que o vinho está estragado. Não há como saber até você abri-lo – ainda pode ser delicioso.)

A luz, especialmente a luz solar, pode representar um problema potencial para armazenamento a longo prazo. Os raios UV do sol podem degradar e envelhecer prematuramente o vinho. Uma das razões pelas quais os viticultores usam garrafas de vidro coloridas? São como óculos de sol para vinho. A luz das lâmpadas domésticas provavelmente não danifica o vinho em si, mas pode desbotar seus rótulos a longo prazo. As lâmpadas incandescentes podem ser um pouco mais seguras do que as lâmpadas fluorescentes , que emitem quantidades muito pequenas de luz ultravioleta.

Manutenção da temperatura da adega

Os sistemas de refrigeração da adega geralmente são divididos em duas partes, o refrigerador e o ventilador. Aqui estão algumas dicas úteis para garantir que você mantenha as temperaturas corretas da adega:

  1. Instale alguns termômetros na adega, mantendo um registro das temperaturas em diferentes partes. Se você estiver enfrentando pontos quentes ou leituras irregulares, isso pode sugerir que seu cooler não está funcionando como deveria. Se este for o caso, solicite a verificação por um engenheiro qualificado e certifique-se de se comprometer com a manutenção regular do sistema.
  2. Evite colocar na adega qualquer coisa que gere calor. Muitas adegas abrigam geladeiras ou freezers para armazenar alimentos, mas todas são fontes de calor e podem afetar a temperatura do ar ambiente.
  3. Ventile a adega por cerca de 10 minutos todos os dias, mas certifique-se de que a porta seja fechada depois e deixada fechada o máximo possível. Os refrigeradores precisam trabalhar duro quando há diferenças de temperatura, o que pode aumentar seus custos de energia.
  4. Evite empilhar caixas de alimentos ou outros itens que possam bloquear o fluxo de ar ao redor do refrigerador.
  5. Não desligue o refrigerador durante a noite. Isso muitas vezes pode ser uma falsa economia, pois as unidades usam muito mais energia para colocar a adega de volta à temperatura de funcionamento correta e são colocadas em constante tensão desnecessária.

Certos climas desafiam o armazenamento convencional a longo prazo e o envelhecimento do vinho. As adegas em climas quentes têm requisitos únicos que devem ser considerados antes que os planos para uma adega ou sala sejam elaborados. Para coleções grandes e pequenas, quanto mais extremo o ambiente, maior a necessidade de um sistema de refrigeração de vinho adequadamente projetado.

No entanto, o refrigerador de adega da mais alta qualidade não protegerá o vinho dos elementos sem um espaço bem construído. Como prioridade máxima, empreiteiros qualificados entenderão a importância do isolamento adequado na manutenção de um ambiente de adega intocado. As paredes da adega devem ter pelo menos 9 cm de isolamento e 15 cm no teto. Se houver espaço abaixo do piso, ele também deve ser isolado. Se o piso for de concreto e não tiver barreira de vapor, recomenda-se um selante à prova d’água para manter a temperatura adequada da adega.