As adegas como qualquer outra propriedade, às vezes podem desenvolver problemas se não forem mantidas adequadamente ao longo do tempo. Assim como a coleção de vinhos que abrigam, as adegas precisam ser cuidadosamente monitoradas e mantidas para que tenham o melhor desempenho.

A maioria dos sistemas de resfriamento de vinho requer atenção uma vez por ano – um serviço que provavelmente custará menos do que a melhor garrafa da sua coleção. A razão pela qual a manutenção regular é tão importante é que normalmente custa menos do que consertar uma unidade. Se uma unidade estiver danificada durante uma verificação de serviço, os técnicos podem detectar problemas dispendiosos mais cedo. A manutenção também garante que um sistema esteja funcionando com a mesma eficiência, prolongando assim a vida útil do sistema.

A manutenção também pode ser feita pelo proprietário da adega que está inclinado a ler o manual de serviço. Os manuais normalmente incluem instruções detalhadas e diagramas sobre onde os filtros, bobinas e outros medidores podem ser encontrados. No entanto, existe algum risco associado à manutenção de um sistema de refrigeração se as precauções não forem seguidas de perto. O sistema de refrigeração contém altas voltagens e rodas de ventilador afiadas, aletas e bobinas que podem ser perigosas.

A maioria dos distribuidores e empresas de instalação vende vários planos de serviço que podem deixar os amantes do vinho mais confiantes do que realizar a manutenção do sistema. No entanto, não aproveitamos esses serviços ou os deixamos de lado após um ano ou dois.

O que exatamente a manutenção envolve?

Painel de água do umidificador

Se um sistema de controle climático incluir um umidificador integrado ou autônomo, o painel de água (também conhecido como almofada de gotejamento ou almofada de filtro) precisará ser substituído durante uma consulta anual de manutenção.

Para adegas localizadas em áreas de água dura, o painel de água pode precisar ser substituído com mais frequência devido ao acúmulo de sedimentos. A água dura contém minerais que podem entupir a almofada de gotejamento, o que impede a transferência de umidade para o ar. Seu sistema pode informar se o painel de água precisa de atenção pela incapacidade de manter o nível de umidade adequado, que pode ser relatado a um técnico (ou substituído por um proprietário prático).

Unidade de resfriamento

As serpentinas do condensador e do evaporador precisam ser limpas uma vez por ano. Um técnico de serviço ou proprietário pode fazer isso removendo qualquer sujeira ou acúmulo com um aspirador.

Linha de drenagem

A linha de drenagem serve para remover a condensação que ocorre na serpentina do evaporador. Além de substituir ou limpar o filtro, um técnico de serviço removerá qualquer mofo, mofo, algas ou sujeira que possa estar obstruindo a linha de drenagem.

Temperatura

Quando um técnico inicia a manutenção de rotina, o primeiro passo pode ser simplesmente ligar a unidade e ouvir sons ou vibrações incomuns. Eles provavelmente verificarão se a temperatura no painel de controle corresponde à da adega. A diferença entre o ar que entra na sala e o ar que sai do espaço é chamada de delta. O delta de qualquer espaço de armazenamento de vinho deve estar entre 12 e 15 graus. Uma temperatura da adega abaixo do delta pode indicar que o sistema precisa de mais refrigerante. Uma temperatura acima do delta pode indicar um fluxo de ar ruim e um filtro sujo.

Filtros

Os sistemas de refrigeração com dutos vêm com um filtro no lado do condensador que precisará ser substituído anualmente. O filtro protege a serpentina do condensador de ser coberta ou entupida com sujeira e poeira.

Os pontos mais delicados de manutenção

Os técnicos estão mais bem equipados para verificar se há isolamento, fixadores ou gaxetas soltos. Eles também saberão identificar conexões defeituosas, verificar a integridade dos cabos e examinar os dutos quanto a danos.

Verificações Mensais

Além de ouvir ruídos ou vibrações incomuns, fique atento a uma unidade que liga e desliga mais de oito vezes por hora. O ciclo curto é uma indicação de que um sistema não está funcionando corretamente e precisa de manutenção. Trata-se menos de realizar manutenção ativa e mais de prestar atenção ao seu sistema como uma questão de rotina.

A manutenção mensal ou anual de sua unidade de resfriamento de adega pode não ser algo que vem à mente de todos os proprietários de adega, mas criar um cronograma de manutenção e verificações ajuda o sistema a funcionar corretamente e ajuda a detectar possíveis problemas antecipadamente. A longo prazo, isso significa uma preservação mais consistente e melhor do seu vinho.