Já existe uma riqueza de provas de que o vinho tinto faz bem, reduzindo o perigo de ataques cardíacos, demência e derrame.
Agora, a pesquisa revelou que o vinho é uma eficiente aliado contra um problema de saúde muito mais frequentes – o resfriado corriqueiro.
Os médicos descobriram que beber uma quantidade moderada pode auxiliar o reproduzir um tipo de imunidade contra os 200 vírus que provocam a doença.
O estudo descobriu que as pessoas que bebiam mais de 14 copos de vinho por semana tinham um 40 por cento menor risco de contrair um resfriado do que abstêmios.
E a proteção foi ainda mais forte para aqueles que favoreceu a vinho tinto sobre o branco, o relatório disse na última pesquisa por American Journal of Epidemiology.
No estudo, mais de 4.000 membros do corpo docente e pessoal administrativo em cinco universidades espanholas completaram questionários sobre seu consumo de álcool e tabagismo e outros fatores de estilo de vida mais de um ano.
Eles foram convidados o manter um relatório anotando todas as constipações que eles desenvolveram na decorrer dos 12 meses seguintes. Pouco mais de 1.500 resfriados foram registrados pela Universidade de Santiago e do Hospital Universitário das Ilhas Canárias, e da Harvard School of Public Health, Boston.
Os resultados não foram alteradas por fatores como a ingestão de vitamina C ou de contacto com crianças. Pouco mais de um quarto das pessoas estudadas eram abstêmios, ao passo que 10 por cento tinham mais de 13 bebidas por semana – com uma média de cerca de quatro copos de vinho.
Visto que o efeito protetor foi limitado ao vinho, é improvável que o álcool é o ingrediente-chave, segundo os pesquisadores.Porque o efeito protetor foi limitado ao vinho, é improvável que o álcool é o ingrediente-chave, segundo os pesquisadores.
Vinho contém altos níveis de antioxidantes chamados flavonóides. Estes são pensados ??para o trabalho de varrer os excessos de substâncias químicas nocivas produzidas naturalmente pelo corpo, bem como tornar o sangue menos probabilidade de coágulo e redução da pressão arterial elevada.
O estudo disse que alguns desses flavonóides trabalham especificamente contra vírus nasais.
“Esta descoberta pode explicar o aumento da resistência à infecção viral entre os bebedores de vinho”, acrescentou. No entanto, outros especialistas acreditam que a explicação pode ser que os bebedores de vinho podem ate chegar a ficar resfriados, mas não notar os sintomas porque as substâncias presentes no vinho suprimir a resposta do corpo.
Um desses ingredientes é o resveratrol, que prejudica a processos inflamatórios no corpo.
Como resultado, o consumo de vinho pode amortecer a inflamação no nariz e vias aéreas que ocorre quando o sistema imunológico está lutando contra a infecção pelo vírus do resfriado.
Dr. William Pássaro, consultor médico do Met Office, manter o controle sistema informático do nível de doenças infecciosas no inverno, disse que os resultados do estudo foram uma boa notícia para os bebedores de vinho.
Ele acrescentou: “Eu tenho certeza que isso é o que todos nós gostaríamos de acreditar – que um pouco do que você gosta faz bem e poderia impedi-lo de pegar um resfriado.”
Dr Pássaro disse que pesquisas anteriores sugeriram o consumo moderado teve benefícios para a saúde.
O sistema de alerta de computador, que é baseado em 20 milhões de consultas com GPs mostra níveis de infecção, tais como constipações e gripes são muito baixos no momento, ele acrescentou.
“Qualquer pessoa que queira lutar contra frio deve pensar sobre o exercício diário, bem como um copo de vinho”, disse ele.
‘Correr por 15 a 20 minutos por dia aumenta a produção de células mortas naturais que ajudam a prevenir infecções virais que se deslocam dos pulmões para a corrente sanguínea – mas o efeito dura apenas 24 horas para que as necessidades de complemento.’
De qualquer forma, se esse estudo estiver correto, significa que o vinho é ainda mais bem-vindo do que imaginávamos, durante o inverno… Não só para nos manter aquecidos, mas para nos manter longe dos desconfortos do resfriado! Abasteça sua Adega, mantenha seus vinhos bem selecionados e sua saúde em dia.
A Reparatel é líder no mercado de conserto de assistência técnica de adegas climatizadas quer te ouvir e entender suas necessidades no mundo de adegas e vinhos. Conte-nos abaixo!