Okanagan Wine Country: o lugar mais deslumbrante que você nunca ouviu falar
Este guia para a região vinícola de Okanagan explora os melhores vinhos da região e onde crescem. Além disso, para quem visita, algumas dicas de viagem para os entusiastas do vinho.
Você está prestes a ficar frustrado.
Você está prestes a descobrir sobre uma inacreditável região vinícola que você não pode provar a menos que você vá até lá.
Por quê? Bem, os vinhos Okanagan simplesmente não viajam longe da Columbia Britânica. Dito isto, vale a pena a viagem.
(e chocantemente acessível também)
A maioria dos aficionados do vinho pensa na região do vinho canadense como a região vinícola do gelo. Na maior parte, eles estão certos. Cerca de dois terços da produção mundial de vinho gelado ocorrem no Canadá.
Assim, Okanagan tem reputação de ser “outra região vinícola do Canadá”. Isso não poderia estar mais longe da verdade.
Os melhores vinhos do Vale do Okanagan são vinhos tintos e brancos secos.
Se você ama Syrah, GSM Blends, banco da direita Bordeaux (ou seja, Merlot combina), o Vale Okanagan vai surpreendê-lo. Na escala mundial, Okanagan é uma meca para Chardonnay, Riesling, espumantes e Pinot Gris. (E sim, eles fazem um pouco de vinho gelado também!)
Fazer vinho aqui não é pouca coisa. A região vinícola de Okanagan fica nos limites externos da viticultura. Ele fica logo abaixo do paralelo 50 (que é o mesmo que Champagne, btw). No entanto, ao contrário de Champagne, Okanagan é seco, ensolarado e quente.
Ainda assim, a estação de crescimento é bastante curta. Então, como eles amadurecem as uvas vermelhas?
Por um lado, há longas horas de luz do dia nos meses de verão. (Além disso, a luz acaba depois das 9 da noite!) Além disso, o Lago Okanagan, com 134 km de comprimento, modera os extremos de temperatura no verão e no inverno.
A melhor parte é que a região tem uma longa história na agricultura. Antes desta área era conhecida pelo vinho, era famosa por pêssegos, cerejas e maçãs. Isto é importante porque significa que existe uma base agrícola sólida que evoluiu ao longo do tempo.
Os vinhos de Okanagan
Syrah
Isso foi uma surpresa para nós. Sabe-se que o Syrah cresce em climas quentes e ensolarados, como o sul da Austrália, a África do Sul e o vale do norte do Rhône. Em Okanagan, você encontrará a maioria dos melhores vinhos que crescem no sul ao redor de Oliver e Osoyoos (“oh-soy-yoos”). Uma área notável para a produção de vinho é no lado leste de Oliver, no banco Black Sage.
Okanagan Syrah tem um gosto muito mais próximo do que você encontrará em partes mais frias do Rhône do Norte. Os melhores exemplos exibem sabores de cereja vermelha, oxicoco seco, sálvia e pimenta branca. Os vinhos têm taninos médios e mais , acidez moderada e um final doce de cereja. Este não é o seu típico Syrah grande e corajoso. É elegante e muitas vezes cheira um pouco carnudo.
Bordeaux Blends
Mais surpresas vêm das misturas de Bordeaux feitas com Merlot e Cabernet Franc. Enquanto Cabernet Sauvignon parece ter problemas aqui, Merlot e Cabernet Franc fazem muito bem nos bancos orientais dos lagos.
O Merlot é uma reminiscência do que você pode encontrar em Bordeaux, mas um pouco mais magro e um pouco mais frutado. Os sabores incluem fruta doce de cereja, groselha preta, cacau em pó, tabaco e cascalho xistoso molhado.
Os amantes do Loire apreciarão o Okanagan Cabernet Franc por seus sabores de flocos secos de pimenta, molho de cereja, cacau em pó e acidez moderada. No entanto, os vinhos têm um gosto mais adocicado e adocicado, com taninos mais robustos e semelhantes a camurça.
Outros vermelhos
No momento, a região está fortemente investida em misturas vermelhas no estilo Bordeaux. Isto é sem dúvida da alta demanda. Dito isto, o futuro pode contar uma história diferente.
Pinot Noir
Quem pensaria que Pinot Noir poderia crescer aqui? No norte, em East Kelowna, há uma boa quantidade de solo pulverulento e semelhante a giz. O solo é tão pulverulento que é improvável que a filoxera sobreviva aqui. Os vinhos Pinot Noir desta área atraem aqueles que amam tintos puros, elegantes e frutados. Exemplos bem elaborados oferecem notas doces de framboesa, amora e romã com alta acidez e taninos crocantes e verdes (da fermentação de cachos inteiros).
Syrah Blends
As áreas com solos de granito e areia vulcânica nos lados sul e leste do lago produzem vinhos tintos com alto teor de aromáticos. Esses pontos podem ser bem adequados para blends GSM (Grenache-Syrah-Mourvèdre) ou blends CMS multifacetados (Cabernet-Merlot-Syrah) como você pode encontrar em Priorat ou Eastern Washington.
Okanagan deve ser conhecida pelos seus excelentes vinhos brancos.
Chardonnay
Chardonnay é onde Okanagan está começando a dar passos de classe mundial. É muito parecido com Chablis, mas com o beijo de carvalho.
No sul, as melhores plantações estão no lado oeste do vale para evitar o sol da tarde. Estes vinhos oferecem aromas de maracujá, maçã amarela e damasco, com notas tostadas de creme brûlée e coalhada de limão. Mais notavelmente, eles têm acidez notável, de dar água na boca e raramente gosto grosso.
No norte, Chardonnay faz maravilhas no solo de giz de East Kelowna. Os vinhos costumam ser bastante magros, com aromas de maçã verde, flores brancas, sílex e agulha de pinheiro. Espere uma acidez muito alta equilibrada com notas sutis de lanolina e avelã do envelhecimento em pinhões de carvalho neutros.
Riesling
Riesling definitivamente poderia ser mais conhecido no Okanagan. O estilo é muito mais seco do que a maioria, dando a Riesling a oportunidade de se sentar ao lado de outros vinhos brancos secos mais populares, como Pinot Grigio e Sauvignon Blanc. Alguns dos melhores locais para esta uva são em East Kelowna ou no Sul, de vinhas abrigadas no lado oeste.
Pinot Gris está à espera em Okanagan. É difícil errar com essa uva. Os melhores exemplos são alguns dos Pinot Gris mais expressivamente aromáticos. Os sabores são ricos em madressilvas, flor de laranjeira e pêssego, com acidez muito alta e um acabamento fino e delicado.
Outros brancos
Embora a maioria dos entusiastas opte pelos vinhos tintos, Okanagan deve ser conhecido pelos seus excelentes vinhos brancos e espumantes. A região sempre atinge todas as marcas, incluindo alta acidez, frutado e aromáticos florais.
Vinhos espumantes
Dado que a estação de crescimento é tão curta, muitos produtores escolhem uvas com baixo pH (alta acidez) e produzem vinhos espumantes. Os vinhos espumantes de Okanagan têm um potencial incrível, com a capacidade de envelhecer mais de 15 anos (quando bem-feitos) e desenvolver notas sutis de creme de avelã.
Sauvignon Blanc
Outra bomba. Os melhores exemplos tendem a ser de vinhas protegidas do sol da tarde. Os vinhos têm aromas marcantes de maracujá e pimenta-da-jamaica, com alta acidez e um longo final.
Viognier
Onde Viognier de Paso Robles e do Rhône do Norte é oleoso e rico em sabores de tangerina e baunilha, Okanagan Viognier é magro e mineral. Imagine sabores de limão, madressilva, melão e pedras esmagadas, sustentadas por acidez ácida.
Variedades aromáticas
Eles podem não ser populares, mas brancos aromáticos, incluindo Muscat e Gewürztraminer, estão perfeitamente em casa no Okanagan. Se alguém descobrir como fazer um ótimo Moscato semi-espumante aqui, vai explodir!
Quando você vai à região vinícola de Okanagan
O que é surpreendente sobre Okanagan é que não só é incrivelmente bonito, mas também é chocantemente acessível. Como um destino de país do vinho, Okanagan ainda é muito desconhecida. Aqui estão algumas coisas que você deve esperar quando for.
- Degustações de vinho custam valor acessível entre R$ 50,00 E todos dispensam a taxa se você comprar uma garrafa.
- A maioria dos 11.000 hectares de vinhedos de Okanagan fica em frente à fronteira dos EUA em torno de Osoyoos e Oliver.
- A área é muito sazonal. Está nevado no inverno com muito pouco tráfego turístico, e cheio de gente (e quente como o inferno) no verão.
- O final da primavera e início do outono são os momentos ideais para visitar um entusiasta do vinho (a melhor maneira de evitar outros tráfegos sazonais).
- Muitas das vinícolas também têm cama e café da manhã, aluguel de férias e restaurantes no local.
- Além do vinho, a região tem incríveis caminhadas, mochila, ciclismo, esqui, esportes aquáticos e camping.
- Em termos de qualidade, algumas vinícolas são excelentes, enquanto muitas são apenas médias. Certifique-se de fazer sua pesquisa.
- Faça o que fizer, certifique-se de trazer algo para manter suas garrafas frescas.
- É windy à noite e há muitos mosquitos à beira do lago, por isso, esteja preparado!
Okanagan Terroir
Para quem gosta de falar sujeira…
O Vale Okanagan já foi uma enorme geleira. Os solos são em sua maioria arenosos com lodo de barro branco no topo de areias glaciais com calcário, granito e outros cascalhos de origem vulcânica antiga.
O que isso realmente significa? Bem, se você fosse resumir, os vinhos produzidos nesses solos geralmente têm alta intensidade aromática, mineralidade e taninos mais sutis.
A localização da região, logo abaixo do paralelo 50, significa que tem uma estação de crescimento curta. As uvas desenvolvem rapidamente doçura durante o dia, mas é frio à noite. Este é um exemplo clássico de mudança diurna e é uma das razões pelas quais os vinhos Okanagan têm acidez zapping.
É claro que os níveis de amadurecimento ainda podem ficar fora de controle; notamos acidez volátil em alguns programas de vinícolas.
No que diz respeito à vinificação e à viticultura, o Okanagan ainda está sendo descoberto. Felizmente, o Canadá tem uma história de receber produtores de vinho de todas as partes, incluindo lugares como Nova Zelândia, África do Sul, Austrália e França. O talento externo traz perspectiva e a qualidade do vinho melhora com cada safra.
Para aqueles que se dirigem para vinhos orgânicos e biodinâmicos, esta área tem um bom potencial. Os ventos fortes, a falta de filoxera e as estações extremas impedem muitas pragas.
Uma técnica inteligente comumente empregada na região vinícola de Okanagan é a colheita de uvas em vários pontos durante a colheita. Então, eles são misturados para criar um vinho único e mais equilibrado. Vinhos feitos com este método exibem sabores maduros e alta acidez natural.
Outra prática comum aqui é o uso de grandes cacos de carvalho no Vale Okanagan. Esta pode ser uma escolha tradicional (baseada na economia) ou devido ao fato de que os vinhos tendem a ser mais elegantes e não precisam de muito carvalho. Muitos produtores também alistar o uso de carvalho americano para seus vinhos tintos.
Um último equívoco sobre a área é que é quase impossível estimar a idade de um vinhedo. Invernos rigorosos matam periodicamente as videiras até a raiz. As videiras geralmente sobrevivem, mas devem crescer um novo tronco. Assim, você não verá muitas videiras retorcidas (mesmo que sejam verdadeiramente velhas).