Você sabia que um dos maiores problemas de guardar o vinho no lugar errado são as oscilações de temperatura da adega? Alguns estudos mostram que os vinhos expostos a grandes variações de temperatura podem estragar rapidamente.
Todo amante de vinho sabe que o vinho é uma bebida muito delicada e que manter os rótulos em um ambiente controlado e seguro é muito importante para manter a qualidade do mesmo. Afinal, existem vários fatores que interfere e muito na qualidade final do vinho, tais como a sua temperatura, umidade, vibração etc.
Quando se trata de temperatura em específico, a grande maioria confunde temperatura de armazenamento e de operação e pensam que são a mesma coisa. Mas não são!
A temperatura de armazenamento:
É simplesmente a temperatura na qual sua bebida deve ser armazenada. Em geral, é importante que os vinhos sejam armazenados em um ambiente onde não haja grandes variações de temperatura para manter a sua qualidade do seu vinho.
Os vinhos geralmente precisam de um ambiente com temperatura estável e sem oscilações excessivas. Isso já garante que o vinho pode ser apreciado com toda a sua qualidade.
Por exemplo, o vinho branco deve ser servido a 6-12°C, mas isso não significa que deva ser armazenado a essa temperatura. Claro, mantê-lo assim é mais conveniente porque você pode servi-lo diretamente da adega para o copo. Porém, é muito importante lembrar que se você pretende guardar a etiqueta por mais de 6 meses, é importante deixá-la em temperatura de armazenamento adequado.
É importante lembrar que em um país tropical como o Brasil, com clima quente e úmido e oscilação constante entre quente e “frio”, é necessária uma adega climatizada para proteger os rótulos.
Ao investir numa adega, é possível conservar os seus vinhos da melhor forma pois você consegue colocá-los num local com pouca luz e boa umidade.
Mas você sabia que as condições de temperatura diferem da etiqueta? Embora seja recomendado guardar as garrafas a uma temperatura entre os 6 e os 17 graus, nem todos os vinhos podem seguir esta regra, o que fazer?
Devido à sua tecnologia, muitas adegas possuem câmaras com diferentes controles de temperatura, compartimentos com temperaturas diferentes, dessa forma é possível manter os vinhos tintos, brancos e espumantes na temperatura perfeita para todos.