Expectativas da uva: a vinha que também é uma galeria
Algo estranho está acontecendo em um vinhedo no campo da Provença.
No Château La Coste , barris de aparência estranha, uma aranha gigantesca, totens e enormes tigelas desestabilizam a paisagem. Mas isso não é o resultado de alguma aplicação de planejamento bizarra.
Na verdade, são obras de Louise Bourgeois, Tracey Emin, Guggi e Franz West, encomendadas ou colocadas pelos artistas depois de falar com os proprietários irlandeses do castelo, Paddy e Mara McKillen, e seu curador Daniel Kennedy.
Cada obra se relaciona com a paisagem ondulada: “Insistimos que artistas e arquitetos visitem La Coste, aproveitem para descobrir cada canto e absorver o espírito de todo o projeto”, diz Daniel. “As obras oferecem um momento para desacelerar e absorver o silêncio.”
Château La Coste é o lar do Oak Room de Andy Goldsworthy e da obra-prima reflexiva de Tom Shannon chamada Drop
A produção de vinho em La Coste exibe uma abordagem similarmente considerada, com foco na agricultura biodinâmica. “O Sr. McKillen sempre nos lembra que os artistas mais importantes do site são aqueles que cuidam das videiras através de invernos congelantes e verões quentes escaldantes”, diz Daniel.
Ele continua. ‘O vinho tem crescido aqui há séculos e continua a ser a base subjacente para o que fazemos. Foram as vinhas e a tarefa de fazer vinho que levou a família McKillen à propriedade; e o desenvolvimento dos vinhos orgânicos da mais alta qualidade desta terra é primordial. Artistas, arquitetos, chefs e outros visitantes são tocados pelas vistas das vinhas da propriedade – suas cores variadas ao longo das estações e sua geometria ondulada e precisa proporcionam um ambiente incrível para os projetos de arte.
A ideia de trazer a arte para a vinha veio dos McKillens, cuja dedicação à área é o estímulo para o que eles fazem.
“No coração do projeto, sempre houve um amor pela Provence e um fascínio pelas videiras e pelo processo de vinificação”, diz Daniel. ‘Central para La Coste é o desejo de compartilhar o espaço e seus elementos. Projetos com artistas e arquitetos evoluir ao longo ou em amizades – para o Sr. McKillen, que está envolvido em hotéis em outros lugares, a hospitalidade é uma paixão tanto como um negócio. Há uma empolgação em apresentar não apenas nosso vinho, a arte ou a arquitetura, mas também opções gastronômicas, literatura e acomodação.
‘As obras oferecem um momento para desacelerar e absorver o silêncio’
Obras do arquiteto Frank O. Gehry e do artista Franz West decoram a paisagem em torno do castelo
Em La Coste, o engajamento com conhecimento e educação é mais do que apenas um aceno para as exposições. É uma missão permanente trazer a arte ao povo.
“A educação é muito importante para qualquer projeto cultural”, diz Daniel. ‘Acolhemos milhares de grupos escolares todos os anos, bem como organizamos workshops e conferências. De certa forma, esse trabalho chega naturalmente, mas estamos muito felizes em desenvolver esse elemento de La Coste.
‘Nós também continuamos a evoluir. Nosso programa de exposições tem sido uma ambição há muito tempo e oferece uma dimensão diferente e voltada para a propriedade. A galeria Jean-Michel Wilmotte e o novo espaço Renzo Piano são locais fantásticos para mostrar exposições; e temos projetos nas obras do grande Oscar Niemeyer e Richard Rogers. Os novos espaços ampliarão ainda mais nosso projeto, oferecendo diferentes tipos de espaços em toda a propriedade para descobrir a arte contemporânea.
Especial, pode ser, mas La Coste não é uma anomalia. Em Napa Valley, The Donum Estate e The Hess Collection há muito tempo mantêm coleções de arte. Na Europa, o Castello di Ama em Siena, Itália, trabalhou com artistas como Michelangelo Pistoletto, Anish Kapoor e Hiroshi Sugimoto; e o Château Peyrassol, na Provença, encomendou obras de Gavin Turk e peças de Antony Gormley e Lee Ufan, além de obras de escultores franceses do século XX.
Em uma época em que, seja por meio de expectativas ou escolhas, muitas vezes estamos nos dividindo – pelo menos mentalmente – entre vários locais através de nossos dispositivos digitais, é raro sermos encorajados a nos conectarmos tão profundamente com o nosso entorno imediato.
O Château La Coste e seus contemporâneos engajam os sentidos de todos os visitantes, equilibrando os atos de distração e cativação com uma generosidade de espírito compartilhada e característica.