A adega tornou-se parte da casa de quem realmente aprecia um bom vinho e quer preservar a qualidade das garrafas, mas a manutenção de um equipamento desses exige alguns cuidados. Em alguns casos, você pode descobrir que sua adega não congela, mas não se preocupe, pois a seguir explicaremos os motivos que podem causar esse erro. Mas antes é importante observar que existem no mercado diversas adegas diferentes, algumas com compressores e outras com placas e refrigeradores.
Portanto, para entender a causa do problema, você precisa avaliar qual tipo é para você.
Porque a minha adega não atinge a temperatura desejada?
É muito importante lembrar que existem diferentes tipos de adegas, algumas com placa e refrigerador e outras com compressor.
Apresentamos os possíveis motivos:
- Algum tipo de defeito em componente da adega:
A adega é composta por vários componentes que trabalham em conjunto para auxiliar no bom funcionamento do equipamento, logo é necessário que todos os componentes estejam funcionando corretamente para que a adega possa gelar bem e preservar o seu vinho, caso contrário sem a refrigeração correta, afetará no sabor final do seu vinho.
- Sua corrente elétrica com variações:
Se a sua energia costuma ter muita variação oscilando a corrente elétrica, pode danificar peças da sua adega, prejudicando assim a temperatura ideal como abordamos anteriormente, e podendo vindo a queimar o equipamento pela falta de estabilidade de energia.
- Cuidado com o uso de adaptadores na sua adega:
Se os plugues não coincidirem, é recomendável substituir o plugue de acordo com as necessidades da adega. Jamais faça “gambiarras” isso pode ser altamente perigoso e trazer danos irreparáveis ao equipamento.
- Adega com compressor:
Esse tipo de adega trabalha semelhantemente a geladeiras, necessitando assim de cuidados semelhantes.
Manter a despensa por muito tempo parada pode provocar vazamento de gás, consequentemente faz com que o termostato estrague. Esse é um defeito que altera significativamente a qualidade de suas bebidas.
Entre outros motivos verifique se:
A porta da adega por estar sendo aberta com muita frequência.
Uma outra possibilidade pode ser que exista muitas garrafas na adega.
Um dos passos a seguir para resolver o problema é reduzir a frequência de abertura da porta e aguarde por umas 5 horas para verificar se o resfriamento voltou ao seu estado normal.
Se nenhum desses motivos foi a razão para o seu problema, entre em contato com quem entende do assunto para uma visita técnica.