Temperatura é um ponto crucial quando se trata de vinho. Basta caírem alguns poucos graus com a aproximação das estações frias e logo todo mundo começa a pensar em vinho. É natural. Mais do que isso, é cultural.
O frio clama por pratos mais calóricos e bebidas mais encorpadas. Ao mesmo tempo que nosso organismo demanda mais energia para manter a temperatura corpórea equilibrada (e, além disso, queremos ter aquela sensação gostosa de nos aquecermos não só de fora para dentro como de dentro para fora), há gravado em nossos inconscientes que esta é a época dos alimentos “mais gordos”.
O fondue, então, é um clássico. As mais conhecidas são as de carne, de queijo e de chocolate, mas hoje é uma receita que ganhou nuances, podendo abarcar ingredientes menos usuais, como funghi, trufas etc, além, obviamente, dos mais diversos tipos de carne, queijo e chocolate. Por isso, as possibilidades de harmonização também se multiplicam e, nesta edição, ADEGA resolveu pôr à prova as diferentes combinações e apontou as melhores interações entre variedades dessa tradicional receita suíça e grandes vinhos.