Nota importante: De forma alguma toleramos ou encorajamos o consumo de vinho pela manhã. O título é muito “irônico” e não deve ser levado a sério.
O artigo explica sete benefícios para a saúde pouco conhecidos que beber vinho com moderação pode ter.O consumo excessivo de álcool é perigoso e nunca deve ser esquecido.
Bebemos no jantar ou em uma festa com amigos. Desejamos isso depois de um longo dia. Sempre encontra seu caminho em uma mesa de celebração. O vinho relaxa nossa mente, acalma nosso corpo e traz um sorriso em nosso rosto após um dia estressante. Mas você já se perguntou se e por que deveria beber vinho pela manhã?
Além da felicidade mental, beber vinho pode ser bom para a saúde física quando se trata de consumo moderado.
Afinal, todos nós já ouvimos que uma taça de vinho de vez em quando é bom para você. Mas como exatamente isso contribui para a sua saúde?
Os caminhos parecem infinitos. Novos estudos parecem estar constantemente apoiando os benefícios para a saúde do consumo moderado de vinho. Desde a diminuição da taxa de mortalidade até o ataque às células cancerosas, um pouco de vinho no início ou no final do dia pode ajudar muito no que diz respeito ao seu efeito benéfico.
1. O vinho contém antioxidantes
O vinho pode ser seu melhor aliado na batalha contra os radicais livres que causam terríveis problemas de saúde, incluindo o câncer. O vinho é carregado com antioxidantes, pequenas moléculas que atacam os radicais livres sempre que necessário.
Se você está bebendo vinho para obter antioxidantes, escolha branco. Um estudo conduzido pela Universidade de Barcelona mostrou que os fenóis no vinho branco tinham a mesma quantidade, senão mais antioxidantes, do que o vinho tinto. Isso é pelo menos interessante porque a maioria dos bebedores de vinho geralmente acredita que o vinho tinto oferece mais benefícios à saúde quando consumido em quantidades moderadas.
Sempre que os especialistas falam sobre vida saudável e longevidade, é impossível não ouvir falar da dieta mediterrânea uma e outra vez. No cerne dessa dieta, além dos vegetais e do azeite de oliva extra virgem, está o vinho. Aparentemente, há algo mágico dentro do copo de vinho diário que aumenta a vida útil.
Quer saber o quê? Bem, essa coisa mágica é o resveratrol. Pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que o resveratrol ativa uma proteína que atua como um agente anti-envelhecimento. Sua interação aumenta a saúde geral, promovendo a longevidade. Se viver uma vida mais longa não é razão suficiente para beber uma taça de vinho, então não sei o que mais é.
2. O vinho estimula o sistema imunológico
Ok, talvez você não deva parar de tomar suas vitaminas diárias ainda, mas beber uma taça de vinho todos os dias dará um impulso ao seu sistema imunológico.
O consumo moderado de álcool afasta infecções e mantém o sistema imunológico sob controle. Não se empolgue muito, no entanto. O consumo excessivo de álcool pode levar a efeitos negativos que anulam todo o propósito ou beber vinho para aumentar a imunidade.
O resveratrol está mais uma vez sob a lupa; aparentemente, essa substância não apenas ajuda a protegê-lo contra doenças cardiovasculares e câncer, mas também ajuda a imunidade.
Segundo os cientistas, o próprio álcool tem qualidades protetoras e aumenta a eficácia da vacinação. Professores associados em ciências biomédicas até afirmam que a pessoa média pode, sem dúvida, se beneficiar ao beber uma taça de vinho a qualquer hora do dia, mesmo pela manhã.
3.O vinho aumenta a densidade óssea
Com o avanço da idade, nossos ossos ficam frágeis. Embora você possa aumentar a ingestão de cálcio bebendo leite e comendo folhas verdes, você também pode fazer um favor a si mesmo e saborear uma relaxante taça de vinho.
O vinho tinto, em particular, tem altos níveis de cálcio, o que é ótimo para a densidade mineral óssea. O vinho aumenta a densidade e reduz a chance de osteoporose. E pode ajudá-lo a cochilar à noite.
Evidências recentes mostraram que o resveratrol, o magnífico composto encontrado naturalmente no vinho tinto, nozes e uvas, pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, aumentando os níveis de lipoproteína de alta densidade, também conhecida como colesterol “bom”.
Um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism da Endocrine Society revelou que o resveratrol também pode aumentar a densidade óssea espinhal em homens com síndrome metabólica. O estudo também citou o resveratrol como uma opção de tratamento viável para a osteoporose.
4. O vinho reduz o risco de doenças cardíacas
Na batalha contra as doenças cardiovasculares e cardíacas , vale a pena tomar todos os cuidados necessários, principalmente quando se trata de vinho.
De acordo com pesquisas, os taninos encontrados no vinho tinto contêm procianidinas, um tipo de fenóis que neutralizam os radicais livres e que se mostraram eficazes na prevenção de doenças cardíacas e cardiovasculares. Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Haifa, em Israel, testou os efeitos do vinho tinto na saúde do sistema cardiovascular.
Os pesquisadores descobriram que após 21 dias consecutivos de consumo, a saúde das células dos vasos sanguíneos melhorou, melhorando o fluxo sanguíneo. Esse fato significa que o consumo de vinho aumenta a saúde do coração, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.
O estudo não é exatamente uma novidade, já que o vinho tinto, bebido com moderação, há muito é considerado saudável para o coração. Além disso, o álcool e as substâncias específicas do vinho tinto chamadas antioxidantes podem ajudar a prevenir a doença arterial coronariana, a condição que leva à insuficiência cardíaca e ataques cardíacos.
Embora as conexões entre o vinho tinto e menos ataques cardíacos ainda não sejam completamente compreendidas, parece que parte do benefício pode ser que os antioxidantes podem aumentar os níveis de colesterol de lipoproteína de alta densidade, também conhecido como colesterol “bom”, e proteger o vasos sanguíneos contra o acúmulo de colesterol.
Embora esta notícia sobre o vinho tinto possa parecer ótima se você gosta de bebericar uma taça de vinho tinto com sua refeição, os médicos temem encorajar qualquer pessoa a começar a beber álcool, especialmente aqueles que têm um histórico familiar de abuso de álcool.
Na verdade, também foi demonstrado que álcool em excesso pode ter muitos efeitos prejudiciais em seu corpo. No entanto, muitos médicos concordam que as substâncias do vinho tinto parecem ajudar o coração. Não apenas antioxidantes, como flavonóides ou uma substância chamada resveratrol, têm benefícios para a saúde cardíaca, mas beber vinho também é ótimo para sua psique.
5. O vinho reduz o colesterol
Você tem altos níveis de colesterol ruim e nenhuma orientação dietética? Sirva-se de uma tigela de Cheerios pela manhã e beba um pouco de vinho com ela. Substâncias chamadas procianidinas e encontradas no vinho tinto promovem um coração saudável e também reduzem os níveis de colesterol.
Além disso, o famoso resveratrol também diminui os níveis de colesterol LDL enquanto aumenta os níveis de colesterol HDL.
Não só, mas o vinho tinto também beneficia a pressão arterial. Em outras palavras, se você está sofrendo de pressão alta, vá se servir de um copo. Se você está tendo problemas para manter seus níveis de colesterol do lado bom, beba diariamente uma taça de vinho tinto saudável.
Vários estudos descobriram que pessoas que bebem vinho com moderação têm taxas mais baixas de doenças cardíacas e podem até viver mais do que aquelas que não bebem álcool. O vinho também foi associado a um menor risco de coágulos sanguíneos e diminuição dos níveis de marcadores de inflamação.
Muitos cientistas acreditam que o principal benefício do vinho vem de sua capacidade de elevar os níveis de colesterol HDL, o tipo “bom” que ajuda a limpar as artérias dos depósitos de colesterol ruim e protege contra ataques cardíacos. O vinho tinto, em particular, pode oferecer o maior benefício quando se trata de reduzir o risco de doenças cardíacas, porque contém níveis mais elevados de produtos químicos vegetais naturais, como o resveratrol, que têm propriedades antioxidantes e podem proteger as paredes das artérias.
6. O vinho reduz o risco de acidente vascular cerebral
Também foi demonstrado que o consumo moderado de vinho e álcool em geral, na verdade, pode prevenir a coagulação do sangue.
Parece que o vinho atua como um anticoagulante natural, quebrando quaisquer coágulos que possam causar um derrame.
Embora o menor risco de coagulação do sangue seja mais benéfico para as mulheres, os homens também podem tirar suas vantagens. Mais uma vez, é o vinho tinto, em particular, que contém fenóis que atuam como diluidores do sangue em relação à aspirina. E mais uma vez, o que mais devemos agradecer ao resveratrol.
Um estudo feito pelo John Hopkins Medical Center mostrou que o resveratrol encontrado na casca das uvas vermelhas pode proteger contra derrames quando as uvas foram transformadas em vinho. No entanto, tenha cuidado: embora o consumo de álcool leve a moderado possa ser bom na prevenção de derrame, os que bebem muito têm maior probabilidade de obter o efeito oposto.
Como todas as coisas boas da vida, a moderação é fundamental. Pode parecer estranho, mas beber uma taça de vinho é como alimento para o cérebro. Beber uma única taça de vinho pela manhã mostrou melhorar a função cerebral. Os compostos encontrados no vinho tinto, na verdade, evitam que os neurônios morram.
Como resultado, o vinho tinto protege o cérebro da demência enquanto retarda o aparecimento de doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer. Portanto, da próxima vez que você fizer exercícios para o cérebro, certifique-se de beber uma taça de vinho para ajudá-lo a se preparar.
7. O vinho reduz o risco de diabetes
Vamos enfrentá-lo, francamente, o diabetes é uma merda. Depois de ter sido diagnosticado, diga adeus aos desejos sem considerar as repercussões para a saúde que muitas vezes resultam em mais do que uma cintura maior.
Mesmo assim, há boas notícias! E a boa notícia é que, se você corre risco de desenvolver diabetes tipo 2, uma taça de vinho pela manhã pode ajudar.
É o resveratrol mais uma vez, já que comprovou-se que essa substância melhora a sensibilidade à insulina. Com a resistência à insulina contribuindo para o risco de diabetes tipo 2, uma boa taça de vinho faz parte da lista de coisas que você pode desfrutar. Na batalha contra o câncer, o vinho pode estar do seu lado. O risco de câncer de mama, câncer de próstata e câncer de cólon pode ser reduzido bebendo uma taça de vinho.
Os antioxidantes da bebida combatem os radicais livres que permitem que o câncer se desenvolva. O vinho tinto é especialmente benéfico, pois o resveratrol não luta apenas contra as doenças cardíacas, mas também contra as células tumorais.
Os pesquisadores descobriram que os homens que bebem de quatro a sete taças de vinho tinto por semana em média têm apenas 52 por cento de probabilidade de serem diagnosticados com câncer de próstata do que aqueles que não bebem vinho. Além disso, o vinho tinto parece ser particularmente protetor contra cânceres avançados ou agressivos.
Não que precisemos de outra desculpa para beber vinho, mas se isso pode ajudar contra a violenta batalha contra o câncer, então eu ficaria feliz em me servir de uma taça. Se você está procurando um tinto rico em resveratrol, opte por um bom copo de cabernet sauvignon.
Então, faça um favor a si mesmo, sirva uma taça de vinho e brinde à sua saúde.