As adegas são os eletrodomésticos preferidos de várias pessoas, e por um bom motivo. Mas infelizmente, como todo eletrodoméstico, muitas vezes é necessária fazer a manutenção desses tão queridos aparelhos.
O conserto da placa de adega climatizada é um dos reparos mais comuns, e por isso, vamos aprender mais sobre esse reparo essencial para o bom funcionamento da sua adega.
O conserto de uma placa de adega climatizada não é um processo demorado, mas só deve ser feito por profissional. Nós da Reparatel teremos o maior prazer de realizar o conserto da placa da sua adega climatizada. Somos especialistas nesse tipo de reparo, e estamos prontos para te atender agora mesmo.
Minha adega precisa de um conserto da placa – E agora?
Antes de mais nada, não entre em pânico, se você perceber rapidamente que sua adega está com um problema, você pode colocar suas garrafas em um local seguro, antes de providenciar o conserto da placa de adega climatizada.
Para fazer isso, mantenha-os à sombra, em um local que não seja muito seco. Obviamente, evite armários de banheiro onde a temperatura oscila com muita frequência. Os armários de lavanderia são ideais, mas evite colocá-los muito próximos aos eletrodomésticos.
De fato, as vibrações sofridas pelas garrafas se forem mantidas perto de máquinas em funcionamento podem acelerar a oxidação do seu vinho e fazê-lo perder o sabor.
Lembramos que se sua adega ainda estiver na garantia, você não deve tentar repará-la ou abri-la sozinho, pois sua garantia não funcionaria mais. Se ela não estiver mais em garantia, contate a equipe de atendimento da Reparatel para ter o melhor atendimento em manutenção de adegas climatizadas do Brasil.
Lembramos que você deve sempre desconectar seus dispositivos antes de fazer qualquer coisa por motivos de segurança.
As adegas estão entre os dispositivos mais complicados de reparar, funcionando mais ou menos como uma geladeira, o termostato geralmente é o mais problemático nesses dispositivos.
Vamos agora ver os problemas que podem ocorrer em uma adega que precisa da troca da placa para que funcione corretamente.
Primeiro lugar, verifique se o termostato está ajustado corretamente. Primeiro, ajuste um pouco as configurações de temperatura antes de fazer qualquer coisa. Se não houver nenhum problema de ajuste, pode ser que o a própria placa da sua adega já não esteja mais funcionando da forma correta.
Para Adegas de vinho ainda na garantia, não hesite em contatar o serviço pós-venda do seu revendedor ou um profissional. Mesmo que você tenha alguma experiência em manutenção de equipamentos elétricos, não faça a troca de placa da sua adega sozinho.
Além de ser perigoso, a troca de placa da adega feita por uma pessoa não profissional poderá quebrar ainda mais as peças internas da adega, o que pode aumentar ainda mais o seu custo de troca.
Não hesite em nos contatar para que possamos ajudá-lo a trocar a placa de sua adega climatizadora agora mesmo, com a melhor equipe de profissionais especialistas em manutenção de adega do Brasil.
Se a sua adega ainda estiver na garantia, você pode consultar o serviço pós-venda da sua adega para trocá-la. Se este não for mais o caso, você pode perguntar nos perguntar sobre qual o modelo de placa da sua adega, que vamos te falar tudo o que você precisa sobre a manutenção da placa da sua adega de vinhos.
Na maioria das vezes, não é necessária a troca de mais peças, além da placa da sua adega. Se mesmo após a troca da placa você perceber que sua adega está fazendo um barulho estranho, é melhor chamar um profissional da nossa equipe, para identificar outros possíveis motivos desse barulho.
Da mesma forma, se a sua adega for nova, este ruído poderá dissipar-se após um curto período de funcionamento. Se, por outro lado, você achar que o ruído não é normal, o serviço pós-venda do seu revendedor pode ser útil se o compressor precisar ser trocado. Para uma manutenção correta, entre em contato com a equipe de suporte da Reparatel para melhor lhe atender.
Troquei a placa da minha adega, mas mesmo assim ela não parece funcionar corretamente
Em primeiro lugar, é possível que sua adega não mantenha a temperatura das garrafas de vinho corretamente por causa de um termostato ajustado incorretamente. Primeiro verifique se está na temperatura correta, e espere pelo menos 24 horas para fazer uma nova análise do funcionamento da sua adega.
Além disso, verifique a vedação da porta da sua adega. Se estiver rachada ou danificada, ela deixará passar o ar e sua adega esfriará continuamente, causando um consumo excessivo de energia elétrica, mas nunca conseguirá resfriar a adega conforme exigido pelo termostato.
Para mudar a vedação da sua adega, nada poderia ser mais simples, essa parte geralmente é bastante fácil e nossa equipe de manutenção possui muita experiência nessa área. Em caso de dúvida, estamos aqui para ajudá-lo a encontrar as peças de reposição para sua adega.
Por fim, última possibilidade, mas que será mais problemática, o compressor encontra um problema e não esfria mais. Ele pode não girar mais e, nesse caso, você não ouvirá seu dispositivo girar. Segunda explicação, o compressor está furado e, portanto, não tem mais gás e não envia mais gás para resfriar toda a adega. Este tipo de avaria, como a troca da placa da adega,só pode ser feito da forma correta por uma equipe especialista em manutenção de adegas.
Como manter minha adega em perfeitas condições após a troca da placa?
Em primeiro lugar, sua adega pode estar instalada incorretamente, o que pode prejudicar a vida útil de todas as peças, inclusive as placas. Verifique se os pés estão estáveis e na mesma altura. Este ajuste é feito simplesmente enroscando ou desenroscando os pés, muitos modelos de adegas climatizadas possuem mais de uma opção de ajuste de pés.
Os pés estão bem encaixados, mas seu aparelho continua fazendo barulho? Isso pode vir de dentro por causa de prateleiras mal montadas ou mal encaixadas. Nessa hora, veja se elas precisam ser limpas ou reforçadas com espuma por exemplo. Se, por outro lado, as garrafas colidirem, basta girá-las um quarto de volta, as garrafas às vezes com bordas ásperas podem se tocar.
Outra possibilidade é que o motor tenha escorregado do suporte de borracha. Sob o motor você pode encontrar blocos de borracha, geralmente quatro, que ajudam a absorver as vibrações do motor. Não se preocupe, é relativamente fácil substituir colocando o motor de volta nessas borrachas. Mantendo a borracha sempre em boas condições, você evitará que outras peças sejam gastas mais rápido do que deveriam.
Além disso, se sua adega emitir sons agudos, você sempre pode, se não estiver mais na garantia, colocar espuma sob o ventilador para absorver as vibrações da mesma maneira. Diminuir a vibração pode ajudar com que as peças não entrem em contado, preservando as peças mais caras, como as placas.
Por fim, assim como os refrigeradores, as adegas possuem uma bandeja de coleta de água localizada na parte traseira do aparelho. Verifique se esta bandeja está devidamente fixada e, se necessário, recoloque-a.
Agora, você já sabe como identificar uma falha da placa da sua adega, e também já sabe como aumentar a vida útil da placa da sua adega.